Durante a sessão ordinária, a vereadora Rosângela Marçal Paes (PL), apresentou indicação para que o governo municipal viabilize a implantação de uma Escola Cívico-Militar no município.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação, as escolas cívico-militares têm uma taxa de abandono escolar de 77% menor, a reprovação dos alunos é 37,4% menor, além dos alunos que estudam na idade certa, que é 50% maior. Já a avaliação do Ideb, que mede qualidade do ensino é 20% maior.
“Uma Escola Cívico-Militar vai contribuir com a qualidade do ensino na educação básica, além de propiciar aos alunos, professores e funcionários um lugar mais seguro, passível de uma atuação focada na melhoria do ambiente e da convivência escolar e familiar, além de colaborar para a formação de cidadãos melhores, trabalhando disciplina, com ênfase nas regras de conduta social, respeito ao próximo”, explicou Rosângela.
Recentemente o Ministério da Educação lançou o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares, onde estes atuam em colaboração nas áreas de gestão escolar e gestão educacional, a fim de contribuir com a melhoria do ambiente escolar.
A solicitação n° 230 foi apresentada e aprovada pela Casa de Leis, durante a 22ª sessão ordinária, no dia 16 de agosto, e encaminhada ao prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos e a secretária municipal de Educação, Maria Barbosa Moreira.
Tratativas em andamento
Nesta sexta-feira (20), às 18 horas no Plenário Ver. Simino Jorge de Oliveira, o Município de Costa Rica em parceria com a Câmara de Vereadores, e a Abemil (Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar), realizam o 33º Simpósio e Audiência Pública para implantação de Escola Cívico-Militar.
O evento contará com palestras do presidente da Abemil, Capitão Davi Sousa; diretor das regionais da Abemil, Francis Júnior Carreiro e do coordenador estadual da Abemil no Mato Grosso do Sul, suboficial Maurício do Santos.
Tendo em vista a pandemia da Covid-19 e as medidas de proteção da população, o evento será transmitido pela página do Município no Facebook.
Informações:
Cassiane Mews – Assessora de Comunicação
|