“O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UEMS/Mundo Novo mostrou que tem qualificação docente, técnica e administrativa para formar, qualificar e produzir gestores capacitados e comprometidos em dar soluções equilibradas, salvaguardando e respeitando as necessidades social, econômica e ambiental de que tanto a população necessita”, é assim que o graduando Nereu Hubel descreve a sua experiência como aluno do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA), confirmando os méritos de um projeto que teve seu reconhecimento renovado e que se configura entre os melhores do país, segundo o Ministério da Educação.
Como todos acadêmicos tem seus momentos de insegurança, o Nereu também teve o dele, “num primeiro momento fiquei apreensivo quanto ao curso, por não conhecer as estruturas de laboratório, biblioteca, sala de informática, entre outras instalações, e também não conhecia o quadro de docentes e técnicos administrativos, por ser um curso criado a pouco tempo, e eu um recém ingresso, assim surgiram várias dúvidas, mas posso afirmar que apesar das tantas dificuldades decorrentes da pandemia da Covid-19, e mesmo diante das restrições que nos foram impostas pelas necessárias barreiras sanitárias, as expectativas positivas pelas boas avaliações existentes nos anos anteriores, se confirmaram”.
Natália de Oliveira dos Santos, acadêmica do 2° Ano, bolsista do PIBIC UEMS - Iniciação Científica, que deixou a cidade de Iguatemi e se mudou para o município de Mundo Novo para estudar na Universidade Estadual, também destaca o comprometimento da Unidade Universitária de Mundo Novo em sua experiência no curso de TGA: "o curso é apaixonante, todas as disciplinas estudadas nos dão possibilidades para nos especializar posteriormente, como no Geoprocessamento, onde assuntos complexos para a população em geral, são estudados por nós para estruturarmos em mapas os dados, vários deles estatísticos, que facilitarão a compreensão de todos.
“Nesse viés, o Direito Ambiental também demonstra sua relevância, ao ser muito bem explicado pelos professores, o que nos traz clareza na interpretação correta das Leis e ressalta a importância de todas as medidas legais para preservar o meio ambiente. Igualmente destaco a disciplina de Manejo e Conservação do Solo, onde vejo com bons olhos a continuação dos estudos em pós-graduações nas Ciências Agrárias ou Biológicas. Por último, tenho muito a agradecer, a interação com os docentes é ótima, tenho bom convívio com todos, e me mostro sempre disposta a aprender e a interagir com os colegas", conclui Natália.
Renovação
Os méritos de um trabalho contínuo e eficiente mais uma vez se deu com a Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) até o dia 31/12/2024.
Esse processo de Renovação consiste na revalidação da permissão de oferta dos cursos, por parte do MEC (Ministério da Educação). O último processo avaliativo do curso de TGA ocorreu no ano de 2019, em que a Secretaria de Estado de Educação constituiu a Comissão de Avaliação que considerou, dentre outras dimensões, a organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura relacionada ao curso.
O professor Leandro Fleck, coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, enfatiza que a Renovação do Reconhecimento do curso de TGA chancela a qualidade do profissional formado pela UEMS de Mundo Novo, concretiza a dedicação docente relacionada a prática pedagógica, demonstra o esforço da administração para adequar a infraestrutura institucional e possibilita que ações constantes possam ser tomadas na busca pela melhoria contínua. “A Renovação do Reconhecimento de Curso representa o empenho constante da UEMS em potencializar a melhor formação acadêmica e garante aos nossos alunos o direito mínimo de obter um diploma válido e que possibilite todas as condições necessárias à sua atuação profissional”, destaca o professor.
Vagas para 2022
Em 2022, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental ofertará 40 vagas. Destas, serão ofertadas 50% das vagas via Vestibular, que está previsto para o dia 09 de janeiro de 2022 e 50% das vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), utilizando a nota do ENEM 2021. O professor Leandro Fleck destaca a importância atual e principais características do curso. “O Tecnólogo Ambiental têm uma ampla possibilidade de atuação no mercado de trabalho e o fato de oferecermos a graduação gratuitamente, sem qualquer taxa para inscrição ou mensalidade, com duração de 3 anos, e com formação profissional em excelência, motiva e inspira os professores a entregar profissionais realmente capacitados para atender as diferentes demandas sociais”, destaca Fleck.
Comunicação UEMS
|