Costa Rica saiu na frente dos demais municípios de MS na formatação e projeção de ações administrativas para a capacitação do quadro de técnicos com o envio de uma delegação à CNM (Confederação Nacional dos Municípios). Secretários e funcionários avançaram no entendimento de questões ligadas à Controladoria da Previdência Social - cujas regras estão sendo mudadas - repasse do Fundeb e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Projetos de transferências de recursos federais e internacionais para o turismo e outros setores estratégicos também estiveram na pauta.
A evolução salarial dos professores, proposta pelo prefeito Cleverson dos Santos, mesmo durante um período austeridade econômica marcado pela pandemia teve excelente repercussão em Brasília. Costa Rica também aumentou a interação técnica com o Governo Federal porque os demais municípios geralmente enviam prefeitos em visitas políticas. A Controladoria Geral do Município e da Administração fizeram um levantamento minucioso do município e interagiram diretamente com os técnicos do CNM sobre questões que darão mais agilidade nas demandas.
O intercâmbio técnico capacita Costa Rica para a agilização de projetos de captação de recursos na retomada econômica do Brasil em 2022. Sobre o assunto o prefeito Clverson dos Santos destacou que “os municípios que se adiantarem e estiverem com projetos definidos e acertados tecnicamente serão contemplados primeiramente com recursos”.
As secretarias de Turismo e Administração compartilharam experiências para a revitalização do setor. Costa Rica tem previsão de ser destino nacional e internacional de turistas com a volta da normalidade sanitária. Diversas ações já estão sendo discutidas para ampliar a infraestrutura para o recebimento desta demanda no município.
Mais alternativas de financiamento também estarão disponíveis a partir de 2022 como os bancos de fomento internacionais que investem em infraestrutura em cidades brasileiras. A meta é deixar os projetos prontos para quando tiverem início a seleção destas propostas junto aos bancos internacionais, como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). As áreas atendidas pela CNM foram: educação, saneamento, meio ambiente, turismo, jurídico, previdência, inovação e transferências voluntárias.
Estiveram presentes o Secretário de Administração, Uriel Carvalho; a Controladora-Geral Municipal, Letícia Barros; Secretária de Educação, Maria Barbosa; subsecretária de Educação, Angélica Moraes Clemente; Secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura; Artur Baird; Chefe de Meio Ambiente, Iva Barbosa; Técnico de convênios, Weder Furtado e o Assessor Jurídico de Gabinete, Wengrytton Raffael. EM Brasília. Eles acompanharam de perto as mudanças.
Fonte:Assessoria de Comunicação
|