A secretária de Educação Maria Barbosa e uma equipe de técnicos esteve presente no Ministério da Educação, em Brasília, para tratar de assuntos referentes à instalação de escolas cívico militar em Costa Rica.
Na reunião com o diretor de políticas para escolas cívico-militares do MEC, coronel Gilson Passos de Oliveira, a equipe apresentou o andamento do projeto de instalação e recebeu a garantia que Costa Rica estará na linha de frente com suas demandas.
“A insistência de Costa Rica é comovedora para nós da diretoria de escolas cívico-militares na instalação deste projeto”, destacou o coronel.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.
O modelo a ser implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.
Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.
Participaram da reunião o Secretário de Administração, Uriel Carvalho; a Controladora-Geral Municipal, Letícia Barros; Secretária de Educação, Maria Barbosa; subsecretária de Educação, Angélica Moraes Clemente; o Assessor Jurídico de Gabinete, Wengrytton Raffael e o coordenador-geral de acordos e cooperação técnica do MEC, Sérgio Viegas.
Fonte: Prefeitura de Codta Rica
|