www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
15/10/2021 - 14:42
MS tem 80% da população imunizada contra a Covid; 95% já tomou 1ª dose
Foto: Edemir Rodrigues
Mato Grosso do Sul nas primeiras colocações do ranking nacional de vacinação contra a Covid-19, resultando numa queda acentuada no número de casos, internações e óbitos. No Estado, 80,37% da população com idade acima de 18 anos ou que têm comorbidades, ou seja, quatro em cada cinco pessoas desse grupo, já receberam a segunda dose ou mesmo a aplicação única.
 
Outra constatação é que 95% deste mesmo público já recebeu a primeira dose; e 42,48% em relação à meta vacinável (60 anos acima, com comorbidades ou com deficiência) receberam a imunização de reforço.
 
Em números absolutos, de acordo com o Painel Vacinômetro, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), até a manhã desta sexta-feira (15), desde o início da campanha de vacinação, foram aplicadas 3.424.525 doses da vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Deste total, 1.751.036 são referentes à primeira aplicação (D1); 1.438.505 à D2 (segunda) e 235.024 à dose única (DU).
 
Esses números estão acima da média nacional, que é de 47,7% da população brasileira com ciclo vacinal completo; 72,6% com ao menos uma dose; e 1,6% com a dose de reforço.
 
“Isso é resultado da unidade que construímos, desde o início, em Mato Grosso do Sul. Com o total apoio do governador Reinaldo Azambuja, em consonância com os municípios, criamos as condições para que a população tenha acesso à vacina”, salienta o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.
 
Outra constatação apontada pelo secretário é a vacinação de adolescentes com idade de 12 a 18 anos, que atingiu, nesta sexta-feira (15), 75% dos jovens com a primeira dose, o que representa três em cada quatro pessoas. Em relação aos totalmente imunizados, o percentual atingido é de 25% - um em cada quatro, já receberam a segunda aplicação do imunizante.
 
Reforço
 
Falando sobre a dose de reforço para idosos com idade acima de 60 anos, pessoas com comorbidades/deficiências físicas, ou trabalhadores da área de saúde, o secretário Geraldo Resende faz um apelo para que a população que ainda não recebeu a terceira dose procure as unidades de saúde.
 
A aplicação da terceira dose começou em Mato Grosso do Sul no dia 27 de agosto, com disponibilidade para um público estimado 456.429 pessoas (que tomaram a segunda dose). Desde total, 194.058 já estão com sua imunidade reforçada, o que equivale a 42,5%, ou seja, menos da metade do público-alvo.
 
Recente estudo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e enviado para o Ministério da Saúde indicou a necessidade de uma terceira dose de vacina contra a Covid-19 em idosos a partir de 60 anos.
 
O estudo apontou que a idade é um fator de risco independente para o agravamento da Covid-19, já que o sistema imunológico responde menos à produção de anticorpos. Um indivíduo a partir de 60 anos de idade corre duas vezes mais risco de hospitalização ou óbito por Covid-19 em comparação com um indivíduo mais jovem. E a situação progride conforme o aumento da faixa etária.
 
“Nosso objetivo é preservar vidas preciosas, pois com a terceira dose, vamos multiplicar a resposta imunológica nas pessoas idosas, reforçando nossa tarefa de cuidar da saúde dos moradores de Mato Grosso do Sul”, conclui o secretário Geraldo Resende.
 
Ricardo Minella, Assessoria de Comunicação SES
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS