Para contribuir com o crescimento das modalidades, motivar novos atletas e ainda ajudar a economia local, o Governo do Estado continua apoiando grandes eventos esportivos em Mato Grosso do Sul. Com isto firma parcerias e convênios em diferentes segmentos, como futebol, basquete, vôlei, ginástica, motociclismo, esportes de aventuras, entre outros.
O programa “MS+Esporte”, lançado em outubro, também prevê a ajuda para diversos campeonatos nacionais e regionais, como em campeonatos brasileiros de motocross, ginástica, paracanoagem, basquete em cadeira de rodas e handebol; Brasil Ride de Mountain Bike; e Eco Pantanal Extremo.
“São eventos importantes para as modalidades, que além do campo esportivo, colocam nosso Estado no cenário nacional, contribuindo com o fomento da economia, principalmente agora com a retomada das atividades. Assim se vende a imagem do Estado para fora, ajudando ainda o setor de turismo”, destacou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda.
Um dos exemplos o Torneio Nacional de Ginástica Artística, que ocorreu na semana passada em Campo Grande e teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte. A competição realizada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), ocorreu no ginásio do Rádio Clube campo.
“O governo contribuiu muito para realização do evento, dando o apoio necessário em várias frentes, por isso só temos que agradecer a ajuda. Assim damos mais força para modalidade e incentivamos novos atletas a continuar nas competições. Além disto credenciamos o Estado a receber novos eventos nacionais”, descreveu Elaine Mitsuko Nagano, presidente da Federação de Ginástica do MS.
Grandes eventos
Com apoio e convênio firmado pelo Governo, Corumbá vai sediar de 10 a 12 de dezembro o “Eco Pantanal Extremo 2021”, que é a maior competição de aventura do Centro-Oeste, com a participação de seis modalidades: seis modalidades: canoagem, corrida de trilha, maratona aquática, mountain bike (MTB), stand up paddle (SUP) e tiro prático.
“Já é o terceiro ano que vamos realizar esta competição, com o apoio do governo. Esta parceria é de suma importância, trazendo atletas nacionais e internacionais. Teremos campeões brasileiros e medalhistas paraolímpicos”, destacou o diretor-presidente da Funec (Fundação de Esportes de Corumbá), Luciano Silva de Oliveira.
A competição faz parte de uma parceira da Prefeitura de Corumbá e o Governo do Estado, em um convênio no valor de R$ 404.040,00, que conta com o apoio do Estado com R$ 364.040,00. “Esta parceria dá mais qualidade ao evento e melhores condições para as disputas”.
Salvador Machado, vice-presidente da Federação de Motociclismo de MS, também já aguarda a realização do Brasileiro de Motocross em 2022, no Mato Grosso do Sul. “Realizamos uma etapa em 2019 e estamos confiantes para o retorno no ano que vem. Este evento que tem o apoio do governo dá mais força para modalidade”.
Outra ajuda aos atletas é no apoio para viagens em competições fora do Estado. “O governo já nos ajudou muito com as passagens para os atletas disputarem torneios regionais e nacionais. Sem este apoio não conseguiríamos participar”, descreveu Elaine Mitsuko, da Federação de Ginástica.
Leonardo Rocha, Subcom
|