www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
22/11/2021 - 07:22
Resgatando a história: prefeito de Figueirão recebeu pesquisadores de universidades importantes que vão analisar materiais preservados
Foto: Reprodução
Na manhã do último sábado (20), o prefeito de Figueirão/MS, Juvenal Consolaro, (PSDB) recebeu a visita de pesquisadores para análise de alguns materiais históricos encontrados no Município. O prefeito informou ao Hora da Notícia que expectativa é de que Figueirão se consolide em breve como uma das principais rotas do turismo de arqueologia e paleontologia de Mato Grosso do Sul. 
 
O prefeito Juvenal recebeu professores pesquisadores de diversas Universidades do país que se mostram interessados em analisar os matérias históricos. São eles: os professores Alexandre Luis Carneiro, Ivo Leite Filho, ambos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). 
 
Professores pesquisadores de outros Estados também estão interessados no material e visitam o Município: Laura Roseli Pael Duarte, Lia Raquel Toledo Brambila Gasques, Deusana Maria da Costa Machado, são da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), assim como o professor André Luis Ramos Soares, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). 
 
O encontro entre o prefeito e os pesquisadores ocorreu na Escola Estadual Doutor Arnaldo Estevão. Marcaram presença na recepção e conversa com os pesquisadores a diretora da escola, professora Marcilei Bercó, o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, professor Alexandre Luis Carneiro. 
 
O chefe do executivo informou que o material objeto de pesquisa surpreendeu; “os pesquisadores vão fazer um estudo mais detalhado para apontar a origem dos mesmos”. 
 
Ele adiantou ainda que os pesquisadores sinalizaram que o Município de Figueirão pode se tornar uma importante rota do turismo de arqueologia. O prefeito disse ainda que cabe agora ao município desenvolver ações que possibilitem a visita de mais pesquisadores e turistas interessados na área. 
 
“Figueirão é um ponto estratégico para o turismo, trabalhamos agora para viabilizar isso a fim de criar oportunidades e condições para recebermos mais pesquisadores e turistas”, disse. 
 
Juvenal informou que Já vem guardando materiais históricos como os que estão sendo analisados há mais de 40 anos, “às vezes as pessoas passam por cima disso sem saber do que se trata. Ele lembra que os materiais foram encontrados em propriedades rurais da região e recolhidos com esse objetivo.  
 
“Esse foi o primeiro passo de muitas novidades que vêm por aí em Figueirão”, disse o chefe do executivo.  
 
Projeto pronto para instalação de uma casa da memória: 
 
O prefeito informou que está pronto o projeto da “Casa de Memória” que será instalada na cidade. De acordo com ele a viabilização do projeto deve contar com apoio da deputada estadual Mara Caseiro, (PSDB) para obter os recursos necessários para criação do empreendimento. 
 
Ele destacou que além de ponto turístico o projeto prevê o resgate da memória dos fundadores e primeiros moradores de Figueirão. 
 
O Município de Figueirão está localizado na região norte do Estado e fica distante cerca de 260 km da capital Campo Grande, tem cerca de 3.100 habitantes  
 
Hora da Notícia
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Alta da gasolina pesa, e inflação oficial fica em 0,87% em agosto, maior taxa para o mês desde 2000
    
   
Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS