Costa Rica é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul no Prêmio Band Cidades Excelentes 2021 considerando os municípios com até 30 mil habitantes. O município conquistou a melhor média no pilar Educação e o 2º lugar no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, a conquista é atribuída a população costarriquense e aos servidores públicos municipais que contribuem diariamente para a construção da cidade.
“De mãos dadas com a população e com nossos servidores, trabalhamos com planejamento e gestão, visando o progresso e desenvolvimento de todos os pilares do nosso município. Essa harmonia tem feito a diferença em nossa cidade. Já avançamos muito e vamos avançar ainda mais”, destacou o prefeito.
O Prêmio Band Cidades Excelentes tem por objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país.
Os indicadores são construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem publica.
Educação
No quesito Educação, foram avaliados Analfabetismo, expectativa em anos de estudo, taxa de abandono anos finais ensino fundamental, Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental, Gasto com Educação por aluno por IDEB, Resultado IDEB anos finais Ensino Fundamental, Resultado IDEB anos iniciais Ensino Fundamental, Distorção Idade-Série Ensino Fundamental, Acesso a Educação infantil -creche.
Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
Já o quesito Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública foram avaliados PIB per capita, Índice GINI da renda domiciliar per capita, Jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio, Pessoas com 25 anos ou mais que completaram o ensino superior, Percentagem de pobres na população, Renda domiciliar Per Capita, % da população economicamente ativa empregadas, Taxa de homicídios, Taxa de homicídios por arma de fogo, Taxa de mortes no Trânsito.
Fonte:Assessoria de Comunicação
|