www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
04/12/2021 - 10:07
Dezembro Verde: Campanha reforça educação ambiental e cuidado com os animais
Ações que conscientizam a sociedade sul-mato-grossense com o objetico de evitar o abandono de animais integram a Campanha Dezembro Verde, criada pela Lei 5.392, de 9 de setembro de 2019, de autoria do deputado Lucas de Lima (Solidariedade). O "Dezembro Verde - Não ao Abandono de Animais no Estado de Mato Grosso do Sul" reforça o debate sobre o assunto na primeira semana de dezembro.
 
Sempre há registro de abandono de animais durante o ano todo, mas o aumento de caso é visível entre os meses de dezembro e fevereiro, as férias. Abandonar animais domésticos é crime, e a lei também prevê eventos e publicidade sobre o tema.
 
 
Lucas de Lima é o autor do Dezembro Verde
 
O deputado Lucas de Lima fala sobre a lei. “Dezembro Verde é uma lei de suma importância devido ao aumento nos casos de abandonos dos animais nos períodos de férias. Muitas famílias saem para viajar e deixam seus animais de estimação sozinhos e trancados em casa. Devemos conscientizar a população e assim evitar que os animais sejam descartados, abandonados e maltratados”, explicou.
 
“Os animais abandonados podem apresentar sérios problemas à saúde pública, pois se não cuidados de forma adequada, esses animais podem transmitir doenças à população. Antes de adotar um animal, você deve ter ciência de que é para a vida toda. Não é um objeto que pode ser descartado. Então se você tem um animalzinho, cuide bem dele, dê atenção, ele só quer seu amor e carinho”, concluiu o parlamentar.
 
Ações
 
Neste domingo (5), a partir das 8h acontece o 1º Pet em Família, alusivo ao Dezembro Verde, com ações para a conscientização da sociedade para que os animais não sejam abandonados no Estado. O evento acontece nos altos da Avenida Afonso Pena, em frente a Cidade do Natal e conta com atividades para crianças sobre bem-estar animal, concurso e desfile pet com premiação, feira de adoção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sorteios e atrações musicais.
 
Problema nacional
 
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 30 milhões de cães e gatos estão em situação de abandono no Brasil. Já o Instituto Pet Brasil estima que mais de 172 mil animais estejam sob os cuidados de Organizações Não Governamentais (ONGs) e grupos protetores, e isso torna as campanhas de conscientização País afora fundamentais. A Lei 14.064/2020 aumenta as penas aos crimes de maus-tratos aos animais domésticos, quando se tratar de cão e gato. A nova pena para quem cometer esse crime é de até 5 anos de prisão, multa e ainda proibição da guarda.
 
Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS