Estamos a apenas 13 dias de distância do verão, mas as mudanças climáticas já podem ser sentidas antes mesmo da chegada da estação mais quente do ano. Com o objetivo de contornar o cenário causado pelas mudanças térmicas na produção e preço de alguns tipos de alimentos, o Município de Costa Rica, através da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), e o Programa Cidade Empreendedora, realizaram nesta terça-feira (7) uma capacitação voltada aos produtores rurais sobre técnicas e alternativas para o plantio de verão.
Conforme a gestora da SEMAD, Suelen Furquim, a falta de atenção a estes aspectos climáticos na agricultura familiar pode ocasionar perca integral das hortaliças e por conta de todos esses riscos são poucos os agricultores familiares do cultivo tradicional que optam em continuar a cultivar as folhosas durante o verão. Durante esta estação, raízes como a mandioca, batata e outras variedades de alimentos (tomate, pimentão e outros) também precisam de atenção especial para o cultivo.
“Dependendo do modo de cultivo feito pelo agricultor familiar, a perca pode ser de até 100%. A chuva muito forte pode encharcar o solo e apodrecer certas folhosas, criar um ambiente propício para as pragas e doenças, portanto é indispensável estar atento às técnicas adequadas de plantio nesta estação. Uma vez que o agricultor avaliar os riscos a serem corridos e as medidas adequadas de produção, o saldo pode ser positivo desde que se tomem as medidas necessárias”, justifica a secretária.
A capacitação foi feita pelo consultor do Sebrae/MS, Hélio Kokehara e contou com a participação maciça dos produtores rurais da região.
Fonte:Assessoria de Comunicação
|