Secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini disse ao Hora da Notícia que estuda a possibilidade do Estado construir uma nova delegacia que será dotada de celas com segurança reforçada. O prefeito apresentou ao secretário três terrenos, Jacini disse ter identificado um terreno de 8.500 metros próximo ao bairro Sonho Meu III como melhor local. O prefeito falou ao Hora da Notícia, e informou que o terreno é o mesmo destinado a construção do Corpo de Bombeiros. Jacini vai aguardar o retorno do governador André Puccinelli do exterior para apresentar a ele os estudos e discutir a construção no município. O retorno do governador está previsto para o dia 30 de maio.
O Secretário informou que a nomeação de um delegado titular deve acontecer no mês de junho, “temos dois nomes”. O diretor-geral da Polícia Civil, Fernando de Paula Lousada adiantou ao Hora da Notícia que o delegado deve ser nomeado em quinze dias.
Duas viaturas serão destinadas para o município, sendo uma para a polícia civil e outra para a Polícia Militar (PM).
Jacini assumiu compromisso de nomear dois escrivães para a delegacia até fevereiro de 2009, e assumiu compromisso de nomear mais um delegado.
Questionado sobre a Agepen (Agência de Administração do Sistema Peniteciário) passar a tomar conta dos presos, o secretário disse ser inviável ter uma estrutura mínima de 30 pessoas para cuidar de 30 presos, “é anti-econômico, não se cogita trazer a equipe da Agepen”.
O prédio do IML (Instituto de Medicina Legal) construído ao lado da delegacia nunca foi usado. Ele adiantou que irá estudar a possibilidade de fazer parceria com a prefeitura para realizar treinamento com médicos locais, para que eles possam prestar o atendimento. O secretário adiantou que os peritos criminais que serão contratados será insuficientes para atender a demanda do Estado e será nomeado só para as regionais.
O Coronel Comandante do Interior da Polícia Militar (PM) Paulo Isoli Fontoura, informou que foi discutido com o prefeito uma parceria para a construção de casas para ser cedida aos policiais em regime de comodato.
Cinco policias que prestam serviços em Costa Rica moram em Campo Grande, um em Paranaíba e outro em Cassilândia. O batalhão tem uma defasagem de 14 policias para o serviço na cidade. Hora da Notícia.
|