A previsão para inauguração do “Centro de Hemodiálise” em Costa Rica/MS será na primeira quinzena de fevereiro, conforme informou o Secretário Municipal de Saúde, Jesus Queiroz Baid no último dia 07 de janeiro ao Hora da Notícia. De acordo com Baird as máquinas estão em teste, porém é preciso de ajustes que demanda tempo e pessoal especializado.
O prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) informado nomes de agosto de 2021 que a inauguração seria na primeira quinzena de janeiro 2022, porém a conclusão da instalação das máquinas de acordo com Baird estão em teste, e precisa de ajustes que demanda tempo e pessoal especializado.
São dez máquinas de hemodiálise e dez cadeiras que vão atender pacientes de Costa Rica, assim como pessoas de municípios da região. O Centro de Hemodiálise vai funcionar em um prédio construído anexo a Fundação Hospitalar, a fachada do prédio é moderna com cores alegres.
Essa foi uma das promessas de campanha do chefe do executivo, diante do sofrimento das pessoas de Costa Rica, que dependem desse equipamento e precisam viajar três vezes por semana, cerca de 260 km até a cidade de Paranaíba/MS, onde ficam cerca de quatro horas presos a máquina fazendo a filtragem do sangue.
Esse processo é necessário para realizar o trabalho do ruim das pessoas que já não funcionam.
Serão atendidos pacientes dos Municípios:
Costa Rica, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Figueirão, Alcinópolis, Chapadão do Céu-(GO) e Alto Taquari, (MT) esses municípios concentram cerca de 40 pacientes.
Hora da Notícia
|