O período de estiagem deste ano já deixa de ser preocupação para vários produtores rurais de Costa Rica. As ações desenvolvidas ao longo de 2021 pela Prefeitura Municipal, por meio da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) através do Programa AgroRica, converteram consideravelmente o cenário na zona rural costarriquense, garantindo apoio, capacitação e a diversificação da produção.
Beneficiado pelo programa, Vanderlei de Souza proprietário da Estância Kimel, realizou o plantio de capiaçu no ano passado com apoio da patrulha mecanizada e já está produzindo uma silagem de qualidade.
Conforme o subsecretário municipal de Agricultura, Fernando Barbosa Martins, que esteve na Estância na última segunda-feira (10) acompanhando de perto a evolução do programa, a silagem deste capim constitui uma alternativa mais barata para suplementação do pasto no período da seca. Sua propagação ocorre por meio de colmos e apresenta gemas com elevado poder de brotação.
Nesta quarta-feira (12), o subsecretário também acompanhou o serviço da patrulha mecanizada do AgroRica na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, do produtor rural Sebastião Nogueira de Souza, na região do Morro Alto.
Numa área de 4 hectares da propriedade, Souza está produzindo silagem de milho, para alimentação do gado de leite, mais uma alternativa no período da seca. O plantio fornece um grande volume de alimento palatável, com alta digestibilidade e rico em energia, o que resulta em um excelente potencial para produzir leite e carne.
AgroRica
O Projeto AgroRica tem por objetivo geral promover o aumento da produção de leite e a produção de alimentos, através de programas a serem executados garantindo o aumento da produção e a geração de renda.
Entre os seus objetivos específicos estão de desenvolver ações conjuntas com vistas ao desenvolvimento do programa entre a Prefeitura Municipal de Costa Rica e os produtores rurais cadastrados no projeto, ao melhoramento genético do rebanho leiteiro, aumento da produção de alimentos, diversificação da produção, aumento de renda dos produtores rurais, melhorar as condições de vida da população do meio rural, ofertar ao consumidor produtos de qualidade e segurança alimentar, reduzir o êxodo rural, desenvolver a cooperação técnica, gerar conhecimento, profissionalizar e criar transparência no setor produtivo, promover a transferência de tecnologias aos diversos setores produtivos, criar novos produtos e denominações de origem, gerar ações que visem agregar valor aos produtos de Costa Rica-MS, e por fim fortalecer a Feira do Produtor e criando a Feira itinerante.
Com o programa, os pequenos produtores rurais recebem serviço de orientação técnica gratuita; concessão subsidiada ou doação de insumos diversos, conforme critérios regulamentados pelo Poder Executivo; concessão de uso gratuito de áreas próprias do Município ou arrendadas de terceiros para o plantio de hortaliças e outras culturas - o chamado Cinturão Verde.
Fonte:Assessoria de Comunicação
|