Em Campo Grande, o vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PL) se reuniu com o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, para solicitar agilidade na conclusão do processo de autorização da instalação e funcionamento do Centro de Hemodiálises no município.
A reunião aconteceu no dia 26 de janeiro, na última quarta-feira, e em razão do falecimento da servidora pública, a técnica de enfermagem Andreza Cristina Pereira da Costa, de 46 anos, o secretário municipal de Saúde, Jesus Baird, não pode estar presente.
No ofício entregue pelo parlamentar, consta informações de que o processo que visa autorizar a instalação e funcionamento do Centro de Hemodiálises tramita na Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária e por questões burocráticas, em relação à análise do projeto arquitetônico/planta, o procedimento ainda não foi concluído.
Sendo assim, levando em consideração que o Centro de Hemodiálises só poderá funcionar após a conclusão do processo de autorização, o vereador pediu em nome do Legislativo e Executivo a intervenção do Secretário de Saúde junto à Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária com o intuito de acelerar, dentro dos limites legais, o processo de liberação.
No documento Juvenal ressaltou que a operação do Centro de Hemodiálises vai possibilitar que os pacientes de Costa Rica e dos municípios da região acometidos com Insuficiência Renal Aguda (IRA) e pacientes renais crônicos (DRC), que, infelizmente, já apresentam saúde debilitada, possam ter acesso aos processos de hemodiálise com muita mais facilidade, sem precisarem se deslocar centenas de quilômetros, a cada procedimento, até cidades como Paranaíba-MS, um dos poucos municípios da região que atualmente contam com um centro de hemodiálises.
Em resposta o secretário de Estado, gravou um vídeo junto ao vereador e frisou que não vai medir esforços para que o mais breve possível seja inaugurado o Centro.
“Vamos dar todo o encaminhamento para que tenhamos a licença da vigilância nos próximos dias, e possamos marcar no mês de fevereiro, no máximo mês de março, a ativação do serviço de hemodiálise com a presença de toda a população”, disse o secretário Geraldo Resende.
Informações:
Cassiane Mews/ Assessoria
|