www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
27/07/2009 - 13:33
Homem colhe mandioca gigante de 25 kg
Foto: Divulgação
Midiamax
Uma mandioca gigante pesando quase 25 kg foi colhida por Brás Paulino de Freitas, 46 anos, morador do município de Cassilândia (MS). A raiz estava plantada há mais de três anos no fundo de um terreno localizado na região central da cidade, do qual Brás é zelador.

O homem conta que se assustou quando percebeu o tamanho da raiz. "Já tirei da terra mandiocas de até 6 kg, mas tão grande assim nunca tinha visto", afirma.

Com 2,4 m de altura e 60 cm de largura, a mandioca teve que ser retirada da terra com a ajuda de uma picareta e demorou quase duas horas para ser totalmente removida. Depois, a raiz fez a alegria de muitas pessoas. "Distribuímos os pedaços para alguns vizinhos e fizemos uma panelada de quibebe com pedaços de carne, prato típico aqui da região", conta Brás.

Apesar de ser antiga, a mandioca ficou pronta para ser consumida após passar cerca de quatro horas por cozimento. Segundo Brás, o alimento faz parte da variedade fécula branca, bastante encontrada na região. No Brasil, mais de 4 mil variedades já foram catalogadas.

Em lavouras comerciais, mandiocas de 5 a 6 kg já são consideradas grandes. O normal é que cheguem a 2,5 kg em roças que tenham espaçamento de 90 por 50 cm.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros. Em termos de área de cultivo está entre os nove primeiros produtos agrícolas do País e é o sexto em valor de produção. Zildo Silva

Cerca de 80% do produto é utilizado para produção de farinha, 3% na extração de fécula e o restante vai para a alimentação animal.

Ainda segundo a Embrapa, o Brasil participa com mais de 15% da produção mundial. A raiz, produzida em mais de 80 países, também é conhecida pelos brasileiros como aipim e macaxeira
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS