O prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) acompanhado do Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende e do deputado estadual Gerson Claro (PP) inauguram nesta segunda-feira (21) de fevereiro o “CENTRO DE HEMODIÁLISE” com dez máquinas em Costa Rica/MS. O investimento foi superior a dois milhões de acordo com informações do responsável pela comunicação da prefeitura para o Hora da Notícia. A unidade vai funcionar em um prédio de 282 metros quadrados.
A solenidade foi bastante concorrida uma vez que o CENTRO DE HEMODIÁLISE era aguardado com muita ansiedade pelos pacientes que precisam ficar cerca de três horas aguardando a filtragem do sangue. A espera foi longa, uma rotina de sacrifício, cansativa, dolorosa e de muito desgaste em virtude das viagens, conforme relataram pacientes ao Hora da Notícia.
A Unidade de Nefrologia foi construída pela prefeitura em anexo a Fundação Hospital e recebeu o nome de Andreza Cristina Pereira da Costa. A unidade tem capacidade para atender 60 pacientes.
A unidade é moderna, recebeu equipamentos de última geração, estrutura planejada para os profissionais de desenvolverem o trabalho com qualidade.
O prefeito Cleverson destacou a edificação do Centro de Hemodiálise e desabafou durante sua fala voltando no tempo e se lembrando das chacotas das quais foi vítima quando ainda era candidato a prefeito. Ele disse que quando lançou a idéia da viabilização da estrutura em Costa Rica na época fizeram piada, “fizeram piada comigo, fizeram até um Pinóquio dizendo que eu estava mentindo”, relembrou.
Cleverson disse que o Centro de Hemodiálise tem importância impar: “primeiro porque nossos pacientes sofrem, eu conheci o seu Zelindo do hotel que tinha o sonho de construir um centro de Hemodiálise”. O prefeito durante o discurso disse ainda se lembrar que a gestão anterior a época queria construir um anfiteatro avaliado em milhões de reais.
O secretário Resende destacou o trabalho do governador Reinaldo Azambuja, (PSDB) na área da saúde nos 79 municípios. O governo está entregando uma nova saúde pública que se materializa na presença do Estado. Ele agradeceu os trabalhadores em saúde, os quais “chamou de guerreiros e guerreias”.
De acordo com as informações, 17 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogo, uma assistente social, recepcionista, assim como pessoal de serviços gerais e o responsável pelo faturamento estarão trabalhando na unidade.
Divisão de espaços na Unidade:
O centro conta com 14 espaços, assim dividido: hall de entrada, sala espera, salas de atendimento, administração, consultório, triagem multiprofissional, almoxarifado e utilidades. Dois banheiros masculinos e dois femininos. Salão de tratamento de hemodiálise, sala reservada para hepatite, sala de recepção e posto de enfermagem, assim como o local reservado para a segurança.
Pacientes das Cidades próximas que serão atendidos:
A demanda pelo serviço de hemodiálise deve ser absorvida através de convênio por outros cinco Municípios da região que ficam próximos encurtando distância.
Chapadão do Sul; distancia 62 km - Alto Taquari/MT; distancia 90 Km - Chapadão do Céu/GO; distancia 70-Km Paraíso das Águas; distância 120 Km – Figueirão; distân te 70 Km e Alcinópolis; 90 Km distância.
A primeira-dama de Costa Rica, Márcia Alves, o vice-prefeito Roni Cota, Prefeitos, vereadores secretários e lideranças dos municípios visinhos participaram das inaugurações.
Hora da Notícia