O setor de saúde em Costa Rica/MS saltou para a modernidade e atendimento de excelência com tratamento de qualidade para as pessoas. O prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) acompanhado do Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende entregaram para a população o Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho nesta segunda-feira (21) totalmente reformado.
O prefeito informou que mesmo sendo obrigado constitucionalmente a gastar 15% da arrecadação o Município gastou 25% em saúde, ou seja 9.6 milhões a mais, e mais as emendas parlamentares.
O setor de comunicação da prefeitura informou para o Hora da Notícia que foi investido o valor de R$ 140 mil na modernização da unidade.
Durante a inauguração o prefeito fez menção de dias difíceis vividos durante a campanha para prefeito em que ele foi colocado a prova. “Eu me lembro de uma reunião com as mães dessas crianças e que alguém havia dito que nós não gostávamos de pobre, “a minha esposa não gostava de pobre e que já mais eu construiria um Centro de Reabilitação para crianças, mas eu assumi o compromisso com as crianças, se eu ganhar a eleição eu vou fazer o centro de reabilitação, hoje nós entregamos”, disse.
O prefeito colocou o Centro a disposição dos colegas prefeitos da região para atender crianças autistas.
O prefeito nominou os equipamentos adquiridos pela prefeitura na sua gestão e adiantou que está treinado a equipe para dispensar atendimento de qualidade aos usuários já na recepção da unidade de saúde.
O local vai oferecer atendimento humanizado e especializado para recém nascidos prematuras e crianças até os 12 anos de idade com as seguintes patologias: autistas, paralisia cerebral e síndrome de Down.
No Centro de Reabilitação as famílias vão ter a disposição equipe multidisciplinar composta por terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, neuropsicopedagoga e fisioterapeuta.
Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho, está localizado na Rua Ambrosina Paes Coelho, 1373, Centro.
Homenagem
Nascido em 29 outubro de 2003, Juliano da Silva Carvalho chegou aos braços da sua mãe de coração, Celma Barbosa Soares, com apenas 2 meses. Um mês depois, Juliano foi diagnosticado com a patologia paralisia cerebral e desde então passou a ser acompanhado pelos médicos da capital e de Costa Rica.
Em 2020 ele precisou ser submetido a uma cirurgia de recolocação de quadril, ficando internado no HU por uma semana. Após complicações ele foi encaminhado para a UTI, ficou internado por mais 1 semana até que conseguiu se recuperar e voltar para casa. Entretanto o jovem teve uma complicação e precisou voltar para o hospital, onde acabou vindo a óbito no dia 8 de fevereiro de 2020.
Hora da Notícia
|