O Executivo, Legislativo e o Governo do Estado inauguraram nesta segunda-feira (21), importantes obras no município de Costa Rica-MS. O Centro de Hemodiálise Andreza Cristina Pereira da Costa, o Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho e no CEM (Centro de Especialidades Médicas), o Programa "Bem Nascer".
A presidente da Câmara, prof. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, destacou durante o evento a soma de esforços entre os poderes para que essas e outras conquistas do município fossem possíveis.
“Quero dizer em nome dos meus colegas vereadores, que o Legislativo vem trabalhando para atender as necessidades da população e o resultado vem da união de esforços entre os poderes, não só de agora, mas já de muito tempo, e o que nos faz colher esses frutos a fim de proporcionar qualidade de vida”, disse Manuelina.
Em seu discurso, o prefeito agradeceu a todos que tornaram a realização dos projetos possível, bem como lembrou da parceria entre a Câmara e a Prefeitura, que tem dado frutos positivos. “Não tive oposição esse ano, tive colaboração”, disse ele, mencionando que os vereadores da oposição entendem seu trabalho e entraram em sintonia em benefício da população.
Representando o governo, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, lembrou que o governo faz questão de estar presente em todos os municípios inaugurando obras que vão melhorar a vida das pessoas. “Recebi o título de Cidadão Costarriquense deste município que levo em meu coração. Aqui inauguramos importantes obras, e continuamos tratando Costa Rica com a grandeza que ela merece e hoje avançamos mais uma vez coroando a cidade com uma estrutura que só as grandes cidades têm, facilitando a vida de quem precisa deste atendimento de forma humanizada, encurtando quase 600 km (ida e volta) de quem busca estes tratamentos”, falou o secretário Geraldo Resende.
Estiveram presentes no evento os vereadores vice-presidente Jovenaldo Francisco dos Santos, 1°secretário Ailton Amorim, 2°secretário Averaldo Barbosa e os vereadores Rayner Moraes, Evaldo Paulino, Everaldo Santos e Rosângela Marçal; o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende; o deputado estadual, Gerson Claro; o coordenador regional de governo, Ivan da Cruz Pereira; a primeira-dama, Márcia Alves; o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota; o procurador geral do Município de Costa Rica, Rogério Coelho; o prefeito de Figueirão, Juvenal Consolaro acompanhado do vice, Jorge Mortari; o prefeito de Alcinópolis, Dalmi Crisóstomo, acompanhado do vice Valter Roniz; o prefeito de Paraíso das Águas, Anísio Andrade, acompanhado do vice, Roberto Carlos da Silva; os vereadores de Figueirão: Thiago Inácio, Flávia Bravo e Abadio Ribeiro; além de secretários e subsecretários de Costa Rica e municípios vizinhos, entre outras autoridades municipais e regionais.
Centro de Hemodiálise Andreza Cristina Pereira da Costa
Anexo à Fundação Hospitalar de Costa Rica, o Centro leva o nome da técnica de enfermagem que morreu durante um acidente de trânsito meses atrás.
O centro será referência regional, atendendo os municípios de Chapadão do Sul, Figueirão, Paraíso das Águas e Alcinópolis, além das cidades de Chapadão do Céu (GO) e Alto Taquari (MT).
O empreendimento conta com 282 metros quadrados de área construída, equipamentos de última geração, máquina de hemodiálise, sistema de água e mobília adquiridos com recursos de R$ 2 milhões do município. Ao todo, terá 14 espaços com hall de entrada, sala de espera, atendimento, administração, consultoria, triagem, almoxarifado, utilizadas e quatro banheiros masculinos e femininos. Ao todo, serão 17 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros.
Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho
O Centro conta com um espaço exclusivo para atender crianças com intercorrências da prematuridade, paralisia cerebral, síndrome de Down e TEA (Transtorno do Espectro Autista). O espaço oferecerá atendimento humanizado e especializado para recém-nascidos prematuros e crianças até os 12 anos de idade. além de contar com equipe multiprofissional composta por terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, neuropsicopedagoga e fisioterapeuta e visa atender cerca de 200 crianças inicialmente.
Ao inaugurar o espaço, o prefeito Cleverson Alves dos Santos destacou que além de pacientes de Costa Rica, o Centro de Reabilitação também vai atender crianças de município circunvizinhos através de parcerias com o Governo do Estado.
“O Centro de Reabilitação foi um compromisso firmado desde a apresentação do nosso plano de governo e que hoje está sendo entregue para nossas crianças. Um espaço que também estará de portas abertas para atender pacientes de Alcinópolis e Figueirão, para isso estamos certos de poder contar mais uma vez com o apoio do nosso secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, e do governador Reinaldo Azambuja”, reforçou o gestor.
O Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho está localizado na Rua Ambrosina Paes Coelho, 1373, Centro, e o atendimento será feito das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira através de encaminhamento médico.
Programa "Bem Nascer
Com o objetivo de evitar a mortalidade materna e infantil, o Município de Costa Rica e a Câmara de Vereadores, em parceria com o Governo do Estado, inauguraram oficialmente nesta segunda-feira (21), no CEM (Centro de Especialidades Médicas), o Programa "Bem Nascer".
Em Costa Rica a madrinha do projeto é a primeira Dama Márcia Alves. Ela tem como meta acompanhar a execução do projeto, representá-lo no âmbito estadual e municipal e será responsável pelo engajamento e mobilização de equipes, além de apoiar a estruturação e funcionamento dos Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil e grupos condutores no município e também auxiliar no monitoramento e avaliação dos indicadores do plano da rede materno-infantil mensalmente.
Cassiane Mews - Assessora de Comunicação
|