Nesta terça-feira (22), teve início o Dia da Oportunidade em Chapadão do Sul. Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento gratuito é realizado pela segunda vez no município e traz uma ampla programação para o público composta por palestras, mostra de inovação, balcão de empregos e sessão de negócios.
Durante a manhã, a iniciativa foi aberta por uma solenidade que contou com a presença de representantes do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e lideranças locais. Na data, o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, destacou a importância do Dia da Oportunidade para o fortalecimento do comércio local e para a promoção do desenvolvimento do município.
“Esse é um grande momento para Chapadão do Sul. O mundo está muito dinâmico e nada melhor do que a gente receber aqui no município um evento como esse para despertar a inovação em nossos empreendedores, de modo que eles possam fortalecer as suas empresas e promover o desenvolvimento. Nossa cidade vem crescendo bastante e a ação traz novas oportunidades para dar continuidade a esse processo”, destacou o prefeito.
Dia da Oportunidade reúne empreendedores locais e produtores da agricultura familiar e é realizado na sede do Sindicato Rural de Chapadão do SulSegundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Chapadão do Sul, por meio do programa Cidade Empreendedora. O município já aderiu a iniciativa duas vezes: no primeiro ciclo, realizado em 2019, e no ano passado, quando teve início a segunda edição.
“Atuamos junto com a prefeitura, Sindicato Rural e Associação Comercial para promover a transformação do município e o Dia da Oportunidade é mais uma ação que tem esse propósito e vem ao encontro com as necessidades dos empreendedores locais. Trazemos hoje oportunidades para os pequenos negócios e contamos com o engajamento de cada um, para que eles sejam protagonistas e continuem trabalhando em prol da sua empresa e de Chapadão do Sul. Isso vai fortalecer o comércio local, aumentar a geração de emprego e renda e promover o desenvolvimento do município como um todo”, pontuou Tito.
Também participaram da solenidade de abertura, além de outras lideranças locais, a vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Chapadão do Sul, Denise Botega; o presidente da Câmara Municipal, André dos Anjos; e o diretor da Fachasul, Wilton Júnior.
Empreendedores aprovam Dia da Oportunidade
Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar marcaram presença na sede do Sindicato Rural de Chapadão do Sul para acompanhar o primeiro dia de evento. Muitos deles participaram das capacitações oferecidas durante a manhã – ao todo, foram seis palestras distintas que abordaram temas como empreendedorismo feminino, gestão de pessoas, gestão financeira e estratégia de vendas.
Empreendedores locais como Mauro Augusto Viana puderam expor produtos na Feira de NegóciosOutros, como o empresário Mauro Augusto Viana, participaram da Feira de Negócios. O espaço reúne mais de dez pequenos empreendimentos e permite que os comerciantes exponham os produtos para a comunidade. No caso de Mauro, o carro chefe são os temperos e condimentos. Além de priorizar um produto de qualidade, ele também se preocupa em ensinar as pessoas a utilizá-lo da forma correta.
De acordo com o empreendedor, o evento foi uma maneira de ampliar a clientela. “Mais do que vender os temperos, o diferencial da minha empresa é mostrar para o cliente quais são os tipos de receitas que ele pode usar cada condimento para ter um melhor resultado. Em 2022, completo dois anos de empresa aberta e acredito que o Dia da Oportunidade vem para me ajudar a divulgar mais a minha marca e agregar mais valor ao meu negócio, além de conquistar mais clientes”, comentou o empresário.
Ações para os pequenos negócios
O Dia da Oportunidade traz para pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar uma extensa programação com atividades que seguem nesta terça-feira (22) e permanecem até amanhã (23), das 8h às 19h30. A Feira de Negócios é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.
Além disso, nos dois dias, são promovidas para os pequenos negócios locais 19 palestras (clique aqui e confira a programação completa). A principal será ministrada hoje (22) por Geraldo Rufino, empresário case de sucesso, dono da maior empresa de reciclagem da América Latina. Das 18h às 19h30, o empreendedor irá abordar o tema “O catador de sonhos”.
Outra ação voltada para os pequenos empreendedores que será realizada nesta terça-feira é a Sessão de Negócios. Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro será das 14h às 17h.
Durante o evento, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).
Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.
Sebrae
|