A Way-306 inicia na próxima semana uma nova etapa de execução de obras e serviços para recuperação do pavimento, com fresagem e recomposição, além de manutenção em vários trechos da MS-306, sempre com o objetivo de garantir mais conforto e segurança aos usuários. Simultaneamente acontecem os serviços de conserva de rotina, como sinalização horizontal e vertical; manutenção, conservação e recuperação de elementos de proteção e segurança, trabalhos realizados ininterruptamente durante os 30 anos de concessão.
Inicialmente, os serviços serão executado entre os quilômetros 145 e 150 e, logo após, do quilômetro 120 ao 128.
A recuperação do pavimento será executada em todo o trecho da rodovia sob concessão, assim como a conserva de rotina, que em alguns momentos podem interferir no tráfego de veículos. Para mais segurança dos usuários e trabalhadores que estão na pista, a concessionária pede paciência e respeito à sinalização para evitar acidentes.
Para execução dos trabalhos, será adotada a operação Pare/Siga, que poderá causar lentidão nos trechos em obras. Em rodovias de pista simples, como é o caso da MS-306, é comum a realização de operações Pare/Siga. Há interdição parcial em uma das faixas, enquanto o tráfego é liberado pela outra, alternadamente, nos sentidos Norte e Sul da via. Nesses casos, reforça-se a sinalização com a presença de homens-bandeira nos finais de fila e início de trechos interditados.
A concessionária recomenda aos usuários, sempre que possível, acessar o site www.way306.com.br para verificar a Programação Semanal de Obras e Serviços antes de iniciar sua viagem. Essa programação está sujeita a alterações, em função de necessidades operacionais e condições climáticas.
Implantação de Acostamento
No início da segunda quinzena de março, a Way-306 dá início a implantação de acostamento entre os kms 18 e 67, no município de Costa Rica. Até meados de outubro, a concessionária terá executado 79 quilômetros de construção de acostamento.
Em 2021, as frentes de trabalho da concessionária implantaram 40 quilômetros de acostamento, entre os kms 160 e 200, no município de Cassilândia.
Balanço de obras
Além da implantação de acostamento, no ano passado também foram executados serviços de tapa-buracos e manutenção da via, executados continuamente ao longo dos 30 anos de concessão da MS-306.
Na recuperação de trechos da rodovia foram aplicadas 21.300 mil toneladas de massa asfáltica para recomposição e fresagem.
Em todas as obras de recuperação de pavimento na MS-306, a equipe de engenharia aplicou o microrrevestimento asfáltico e a técnica de Tratamento Superficial com Asfalto-Borracha (TSD), um método utilizado para impermeabilizar quase todo o trecho da rodovia sob concessão, totalizando 179 quilômetros.
A técnica é indicada para ser utilizada em pavimentos trincados por oxidação e tem várias vantagens: rejuvenescimento do pavimento, alta flexibilidade, redução de reparos localizados, além de impermeabilização e selagem de trincas, os principais objetivos da Way-306 no uso do TSD.
Assessoria/way
|