Vacinação contra Covid-19 continua neste sábado; confira quem toma de 1ª a 4ª dose
Com o objetivo de flexibilizar o horário de vacinação e ampliar o número de pessoas imunizadas contra Covid-19, o Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que neste sábado (26) a Unidade de Saúde Central estará aberta das 8 às 16 horas.
Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, na oportunidade os profissionais realizarão aplicação de 1ª a 4ª dose, obedecendo o esquema vacinal.
Confira os grupos que podem ser imunizados:
- D1 (1ª dose): pessoas de 5 anos acima
- D2 (2ª dose): crianças de 6 a 11 anos vacinadas com Coronavac até 27/01/2022
-D2 (2ª dose): adolescentes de 12 a 17 anos obedecendo os intervalos
Coronavac: 28 dias
Pfizer: 21 dias
- D2 (2ª dose): pessoas com mais de 18 anos obedecendo os intervalos
Astrazeneca: 2 meses
Coronavac: 14 dias
Janssen: 2 meses
Pfizer: 21 dias
- D3 (3ªdose): pessoas com mais de 18 anos que tomaram a 2ª dose há 4 meses e imunocomprometidos de 12 a 17 anos que tomaram a 2ª dose há 2 meses
- D4 (4ªdose): trabalhadores da saúde acima de 18 anos; idosos acima de 60 anos; imunocomprometidos com mais de 18 anos que tomaram a 3ª dose há 4 meses e trabalhadoras da saúde que estejam gestantes ou puérperas (até 45 dias após o parto) e tenham tomado a 3ª dose há 5 meses.
Para tomar a 1ª dose é necessário apresentar Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e Caderneta de Vacinação, no caso de crianças. Para as demais doses é necessário apresentar CPF, Cartão do SUS e comprovante da última dose recebida. Imunocomprometidos precisam apresentar o laudo médico.
Vale ressaltar que para vacinar crianças é obrigatória a presença dos pais ou responsável, munidos de documentos pessoais que comprovem o parentesco ou responsabilidade legal. Caso não seja possível o comparecimento, o acompanhante da criança deve apresentar o Termo de Consentimento (clique aqui para imprimir), assinado pelos pais ou responsável, comprovando a autorização para que a vacina possa ser administrada.
Fonte:Assessoria de Comunicação
|