Durante a sessão da Câmara na segunda-feira (21), o vereador Everaldo Pereira dos Santos (PSD), sugeriu em nome da Câmara de Vereadores, realizar uma Audiência Pública juntamente com o Executivo Municipal para tratar do tema “Abandono de Animais Domésticos e a Causa Animal” a fim de propor políticas públicas para o enfrentamento da problemática no município.
A audiência pública é um importante mecanismo de participação social. Por meio desta reunião, os cidadãos e a sociedade civil organizada podem contribuir para que os assuntos de interesse público e coletivo sejam priorizados, assegurados e respeitados.
“Recentemente estive em conversa com o prefeito Clevereson (Cleverson Alves dos Santos) e em conversa discutimos a possibilidade de realizar uma audiência pública para tratarmos desse tema com todas as entidades, ongs e pessoas que militam na causa do abandono animal e nesse sentido propor políticas públicas para o enfrentamento”, disse Everaldo.
O vereador disse ainda que foi enviado ofício à Comissão Parlamentar de Saúde da Câmara e a mesma já está estudando uma possível data para a realização desta audiência.
“Em conversa com o vereador-presidente da Comissão de Saúde, Juvenal da Farmácia, e ele prontamente já despachou a convocação para que seja realizada no mês de março”, contou Everaldo.
Durante a discussão da matéria a vereadora Rosângela Marçal, endossou o pedido de Everaldo falando também, que infelizmente os animais abandonados também entram nas estatísticas de acidentes causados no município.
“Diariamente nos deparamos com cães abandonados pelas ruas de Costa Rica, e que tem contribuído com acidentes automobilísticos. Essa indicação e preocupação com essa demanda é de todos os vereadores e juntos discutirmos como resolver esse problema”, falou Rosângela.
O presidente da Comissão Parlamentar da Saúde, Juvenal da Farmácia, complementou contando que há muitos anos é discutido o tema na Casa de Leis.
“É importante trazermos para a audiência todos os voluntários e organizações e encontrarmos um bem comum para resolver a questão”, disse Juvenal.
Por fim o vereador 1° secretário, Ailton Amorim, finalizou a discussão sobre o tema.
“Participei de uma live a poucos dias, onde infelizmente um dos grupos que encampava a causa do abandono anima, se pronunciou que iriam encerrar as atividades de acolhimento e lar provisório devido à falta de recursos e incentivo do poder público. Me coloco a disposição junto com os companheiros para que possamos trazer resultados para que esse trabalho continue no município”, concluiu Ailton.
Infraestrutura
Em outra indicação, o vereador pede que seja realizada a sinalização vertical e horizontal em toda a extensão da Avenida Pantanal. A solicitação visa atender as reivindicações, promover acessibilidade aos usuários e permitir uma via de conexão através de melhorias no trânsito com a instalação de placas, faixas de pedestres, tendo em vista o aumento no fluxo do trânsito na região, devido ao desenvolvimento e crescimento dos bairros próximos à Avenida.
Por considerar a importância das proposições, os demais vereadores aprovaram as indicações n° 49 e n°48 que seguem para serem analisadas pelo executivo municipal.
Fonte: Cassiane Mews
|