“A jóia da delegacia” em Costa Rica/MS é a Sala Lilás, uma vez que foi planejada e decorada para o atendimento especializado a mulheres, adolescentes e crianças em situação de violência. Nesse local o atendimento é diferenciado com profissionais especializados. O delegado titular Caique Ducatti informou ao Hora da Notícia no último dia 08 de fevereiro que desde a inauguração da sala em 07 de dezembro último já foram registrados 31 autos de flagrantes, (prisões em virtude de violência contra de mulheres), a cada três dias tem uma mulher sendo agredida na cidade, disse ele.
A Sala Lilás foi idealizada para oferecer atendimento especializado as vítimas de violência uma vez que as estatísticas demonstram aumentando, destaca o delegado.
Ele aponta a provável causa para o número alto desse tipo de crime: “na sua grande maioria a violências acontecem devido ao consumo de bebida alcoólica e uso de drogas (licitas) e entorpecentes, para se ter uma idéia em um levantamento que fiz, desde 22 de fevereiro de 2021 foram 69 prisões em flagrante por tráfico de drogas sendo que a média era 25 por ano”.
O policial observa que: “as equipes para dar suporte às mulheres vítimas de violência precisam ser compostas por psicólogo e assistente social”. Ele acrescentar ainda a necessidade de uma Casa Abrigo. Ducatti disse ao Hora da Notícia que está articulando junto ao prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) uma parceria e ressaltou: “com essa formatação, será possível oferecer atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica”.
Urgente:
O Hora da Notícia apurou que profissionais como Psicólogo e Assistente Social são fundamentais na estrutura da Sala Lilás para o atendimento as vítimas, eles inclusive precisam trabalhar em regime de plantão uma vez que os fatos não têm hora para acontecer, porém está dependendo de ajustes junto a prefeitura para disponibilizar esses profissionais. A falta do Psicólogo e Assistente Social obriga a polícia a solicitar apoio de profissionais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Estatística
O delegado Caique informou que em 2020 foram registrados 37 autos de flagrante por este tipo de crime. “Em 2021, foram 73, ou seja, das 246 prisões em flagrante ocorridas em 2021, 73 delas, um terço do total, foram de pessoas que cometeram estupro, lesão corporal, ameaça e injúria no âmbito da violência doméstica”, informou.
A espera por delegacia especializada:
A comarca não dispõe de uma DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), mas concentra altos índices de ocorrência por violência doméstica, a alternativa foi à criação da Sala Lilás visando oferecer atendimento diferenciado e qualificado às mulheres em situação de violência, incluindo atendimento também para crianças (de ambos os sexos) e meninas adolescentes, que tenham tido seus direitos violados, facilitando o acesso à justiça e incentivando as denúncias, já que as mulheres teriam um espaço exclusivo para o atendimento, disse o prefeito no dia da inauguração da Sala.
Mulher foi assassinada em 2022:
No mês de fevereiro de 2022 Luana Alves Furtado, 29 anos, mãe de três filhos foi assassinada pelo namorado na residência onde morava em Costa Rica/MS. De acordo com as informações ela foi morta com pelo menos dez golpes de faca desferidos pelo namorado Gabriel Ferreira Neves, 21 anos que foi encontrado morto em uma propriedade rural do Município na mesma noite do crime.
Hora da Noticia
|