O Hora da Notícia apurou junto ao Secretário de Saúde do Município de Costa Rica/MS que na próxima sexta-feira (18) os cerca de oito pacientes com idade entre 33 a 79 anos iniciam o tratamento de hemodiálise no “Centro de Hemodiálise” edificado em anexo a Fundação Hospitalar.
A Unidade de Nefrologia foi construída com recursos da prefeitura e recebeu o nome da técnica de enfermagem, de Andreza Cristina Pereira da Costa. O serviço de filtragem do sangue pelas máquinas vai funcionar três vezes por semana, ou seja, na segunda- feira, quarta-feira e sexta-feira, com atendimento de quatro pacientes no turno matutino e quatro no vespertino.
O secretário Baird ressaltou que a Fundação Hospitalar não é administrada pela prefeitura, porém o município faz os repasses necessários e investimentos para o bom andamento da instituição, “sempre com objetivo de servir bem a sociedade”, disse
A diretora da Fundação Hospitalar, Rogéria Eiks Paes Barbosa informou ao Hora da Notícia que 17 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogo e uma assistente social vão atender os pacientes na hemodiálise. Ela destacou ainda que o local conta também com uma recepcionista, assim como pessoal de serviços gerais e o responsável pelo faturamento do serviço.
Vale ressaltar que as pessoas que precisam desse atendimento precisavam viajar cerca 560 km (ida e volta) até a cidade de Paranaíba. O prefeito Cleverson Alves dos santos, (PP) assumiu o compromisso de implantar o setor de Nefrologia com as famílias durante a campanha.
A demanda pelo serviço de hemodiálise deve ser absorvida através de convênio com outros cinco Municípios da região, conforme informou o Secretário Municipal de Saúde, Jesus Queiroz Baird, durante visita no local nesta quarta-feira (16) ele disse: “as máquinas estão prontas aguardando os pacientes”. Disse ainda que todos os pacientes são do SUS (Sistema Único de Saúde).
A Fundação Hospitalar de Costa Rica é presidida pelo empresário José Alcides Simplício.
*Matéria editada às 14h54 para acréscimo de informações
Hora da Notícia
|