www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
17/03/2022 - 06:25
Março Lilás: Costa Rica reforça ações sobre importância de prevenir o câncer do colo do útero
Foto: Divulgação
Da Redação
Como forma de conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer do colo do útero, o Governo de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde está reforçando as ações nas Unidades de Saúde durante o mês de março. A campanha Março Lilás é voltada ao enfrentamento ao câncer de colo do útero e ocorre no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, simbolizando a luta por igualdade de direitos.
 
“A ideia é estimular que as mulheres conheçam as principais formas de cuidado e que estejam atentas para sinais e sintomas desse tipo de câncer, que é o terceiro mais frequente entre a população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil”, destaca o secretário municipal de Saúde, Jesus Baird.
 
Nesta quarta-feira (16) a ação acontece na Unidade de Saúde Vale do Amanhecer, das 18 às 20 horas e na Unidade de Saúde Sonho Meu III, das 18 às 21 horas, com coleta de exames preventivos (Papanicolau), testes rápidos e um bate papo com as mulheres.
 
Na sexta-feira (18), das 17 às 19 horas, é a vez da Unidade de Saúde São Francisco, onde também serão realizadas coletas de exames preventivos, um bate papo descontraído com as mulheres e sorteio de brindes para as pacientes que coletarem o exame.
Já no dia 25 de março, a ação acontece na Unidade de Saúde Central, das 17 às 20 horas, onde também serão realizadas coletas de exames preventivos e testes rápidos.
 
Encerrando o ciclo de ações, no dia 31 de março o atendimento acontece na Unidade de Saúde da Vila Nunes, das 7 às 11 horas e das 13 às 20 horas também com coletas de exames preventivos pela equipe multiprofissional. No mesmo dia a iniciativa também vai até a Comunidade do Curralinho, na Fazenda Tabóca, das 8 às 12 horas, onde serão realizadas palestras, consultas médicas, coleta de exame preventivo, teste rápido e atendimento com enfermeiro.  
 
HPV
Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV, os chamados de oncogênicos. A infecção genital por esses vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. São sexualmente transmissíveis e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.
 
Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo – conhecido também como Papanicolau – e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.
 
O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
 
Prevenção
A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
 
Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação. Além disso, o exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.
 
Fonte:Assessoria de Comunicação
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS