O Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, realiza de 4 abril a 3 de junho a Campanha de vacinação contra Sarampo e Influenza. A ação será realizada nas Unidades de Saúde dos bairros.
De acordo com gestor da pasta, Jesus Baird, contra o Sarampo serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), e trabalhadores da saúde, no intuito de atualizar a situação vacinal contra a doença. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças desta faixa etária.
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade.
Ainda conforme o secretário, contra a Influenza a vacinação ocorre em duas etapas de grupos prioritários e tem como meta vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. A vacinação contra a doença permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Na 1ª estapa, de 4 de abril a 2 de maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já na 2ª etapa, de 3 de maio a 3 de junho, recebem a vacina contra Influenza, as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, de passageiros, urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas.
Na categoria do risco clínico, é obrigatório à apresentação da prescrição médica durante a campanha. Confira abaixo as categorias de risco clínico/comorbidades:
Doença Respiratória Crônica;
Doença Cardíaca Crônica;
Doença Renal Crônica;
Doença Hepática Crônica;
Doença Neurológica Crônica;
Diabetes;
Imunossupressão;
Obesos (obesidade Grau III);
Transplantados;
Portadores de Trissomias (Síndrome de Down e outras trissomias)
Assecom
|