No último do dia 25, aconteceu no auditório da prefeitura, uma capacitação para os profissionais de saúde sobre incidentes com animais peçonhentos, organizado pelo Secretário Municipal de Saúde Pedro Ubiali em parceria com a CIVITOX (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) de MS.
A capacitação foi ministrada por profissionais da CIVITOX, o médico Dr. Sandro Benites, o engenheiro sanitarista e coordenador de vigilância em saúde ambiental e toxicológica e o biólogo Isaias Celestino Pinheiro, orientando os servidores sobre a conduta para casos de envenenamento em humanos com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas, cobras, lacraias entre outros.
O CIVITOX é uma das referências em atendimentos de toxicologia em MS, atuando com fornecimento de orientação, informação, consultoria, diagnóstico, prognóstico, contribuindo com o tratamento dos casos relacionados às intoxicações (envenenamentos) em humanos e animais.
É sempre importante procurar assistência médica logo que tiver contato com o animal. A avaliação de um profissional de saúde é essencial para o tratamento rápido e adequado.
Assecom/PMF
|