Em nome da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica, o vice-presidente Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PL) apresentou indicação cobrando agilidade do INSS no processo de análise, concessão e liberação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) dos cidadãos costarriquenses.
Conforme explicou Juvenal, a população tem cobrado constantemente a demanda.
“Muitas pessoas tem nos procurado e alegado que após organizar toda a documentação na assistência social e apresentar no INSS, a espera tem se tornado longa e sempre em situação de análise. Esses cidadãos muitas vezes precisam desse benefício para o próprio sustento, por isso conclamamos que o Governo Federal, a Secretaria Nacional de Assistência Social, e a Gerência do INSS na capital para que olhem com mais cautela por esta causa”, argumentou Juvenal.
No documento a Câmara propõe que os órgãos criem estratégias de modo a dar agilidade nos processos de solicitação do BPC, como a realização de um dia “D” com a convocação dos servidores federais responsáveis por analisar e liberar o benefício.
A vereadora Rosângela Marçal destacou que para agilizar os processos a contratação de mais peritos daria celeridade nos atendimentos do INSS em Costa Rica.
O parlamentar Everaldo Santos, também deu sua contribuição sobre a matéria argumentando que a há falta de servidores para atender a população e lembrou que o último concurso foi realizado pelo órgão a 10 anos. “A política de governo tem dificultado o acesso da população aos benefícios”, destacou.
O 2° secretário Averaldo Barbosa frisou ainda que todos os vereadores vêm recebendo estas reclamações e que várias tratativas em Campo Grande ocorreram e que “infelizmente estão à mercê do governo e o caminho mais certo é procurar a justiça”, disse.
Por fim, o vereador Lucas Gerolomo lembrou que existem cidadãos que estão aguardando a mais de três anos a análise dos documentos, muitas vezes já executado pelo analista, mas que estão com o pagamento travado; e ainda outros casos em que foram realizadas as perícias, porém não foram lançadas no sistema. “A indicação veio em boa hora e vamos fazer gestão para que seja atendida”, disse o vereador.
A indicação n° 97 foi apresentada e aprovada durante a 9ª sessão ordinária da Câmara na segunda-feira, 28 de março de 2022.
Cassiane Mews /Assessora de Comunicação
|