A secretária municipal de Saúde, Valéria Lopes, realizou uma visita técnica nas Unidades de Saúde do município de Costa Rica na última segunda-feira, 28.
Na oportunidade, a gestora da Saúde de Chapadão do Sul esteve reunida com o secretário de Saúde de Costa Rica, Jesus Baird, onde conversaram sobre as demandas da área dos municípios, ressaltando os desafios e soluções da nossa região.
Após, a secretaria visitou o Centro de Hemodiálise de Costa Rica, inaugurado em fevereiro de 2022. Com isso, Valéria Lopes, solicitará à Secretaria Estadual de Saúde a alteração de atendimento ao pacientes sul-chapadenses que necessitam de hemodiálise, que atualmente são atendidos em Paranaíba, para Costa Rica.
Atualmente Chapadão do Sul conta com seis pacientes que são atendidos pela hemodiálise em Paranaíba, distante 200 km de Chapadão do Sul, e com a futura mudança o deslocamento diminuiria para 68 km.
A secretária de Saúde agradece o município de Costa Rica pela hospitalidade e ressalta a importância de parcerias para o desenvolvimento de nossa região. “Agradeço ao secretário de Saúde de Costa Rica, Jesus Baird, que nos atendeu com muita dedicação. Foi um momento de grande troca de informações entre a Saúde dos dois municípios, e com isso todos saem ganhando, principalmente a população. Agora vamos trabalhar para que nossos munícipes que necessitam de hemodiálise possam ser atendidos em Costa Rica o quanto antes”, finaliza.
Além da secretária Valéria Lopes estiveram presentes na visita técnica a gestora do Hospital de Chapadão do Sul Gilmara Dacampo, coordenadora da Atenção Primária Karla Viviane, técnica da Regulação Dayane Reis e a coordenadora do Centro de Especialidades Mirian de Andrade.
Assecom/PMCS
|