www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
07/04/2022 - 19:27
No Dia Mundial da Saúde, Costa Rica realiza 1ª Plenária Temática Municipal de Saúde Mental
Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizaram, na Câmara de Vereadores, a 1ª Plenária Temática Municipal de Saúde Mental de Costa Rica com o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS - Sistema Único de Saúde”.
 
O evento contou com a participação do vice-prefeito Roni Cota, do vereador Everaldo dos Santos, da coordenadora da Média e Alta Complexidade, Laysa Dandara Ribeiro, da médica psiquiatra, Agnes Daphne Amaral Vichete, que ministrou a palestra “Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado da saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”, além da técnica em enfermagem Márcia Gonçalves, que apresentou um depoimento pessoal de luta e superação do transtorno mental.
 
Conforme a psiquiatra, o objetivo da plenária e promover uma discussão entre a população e profissionais de saúde e apontar políticas públicas para melhorar o atendimento e protocolos da saúde mental. “Este encontro contribui de forma significativa para a promoção da saúde mental e a prevenção de doenças que futuramente podem interferir na saúde das pessoas”, completou a profissional.
 
Segundo a coordenadora da Média e Alta Complexidade, Laysa Dandara Ribeiro, a iniciativa contribui ainda mais com as ações já realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. “Hoje tivemos a oportunidade de realizar esse encontro de pessoas que usam, trabalham, administram e fiscalizam a Saúde Pública com ênfase na Saúde Mental possibilitando uma troca de ideias, discutir estratégias e para propor medidas efetivas e humanizadas para Saúde Mental”, afirmou ela.
 
Para o vereador e membro da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, Everaldo dos Santos, a pandemia causada pela Covid-19 provocou restrições, medos e inseguranças, fatores que culminaram no sofrimento emocional sentido por grande parte da população.
 
“É um tema importantíssimo a ser discutido, tendo em vista que desde o início da pandemia houve um aumento considerável em questões de impactos nocivos à saúde mental. Durante a plenária foi possível ouvir os profissionais, técnicos e a população em geral, para que assim possamos formular propostas e políticas públicas para ampliar e melhorar o atendimento de pacientes com sintomas psíquicos e transtornos mentais”, destacou o vereador.
 
Conforme o vice-prefeito, a iniciativa torna possível reflexões sobre como viabilizar a oferta de assistência ao público da saúde mental o que é de grande relevância para toda população.
 
“É cada vez mais urgente a atenção especializada a pessoas com a saúde mental abalada, para isso é indispensável a soma de conhecimentos, ações e a colaboração de gestores, trabalhadores e usuários. A plenária é muito importante para qualificar as discussões em grupo e contribuir com a elaboração de propostas do município para encaminhamento às conferências estadual e nacional de saúde mental que serão realizadas ainda este ano”, completou Roni Cota.
 
Após os trabalhos em grupos, divididos em 4 eixos para elaboração de propostas, foi realizada a eleição de Delegados por Segmento para a Etapa Macrorregional de Campo Grande.
 
Fonte:Assessoria de Comunicação
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS