Os buracos pelas rodovias federais de Mato Grosso do Sul, especialmente a BR-060, são motivo de reclamação por parte dos motoristas e produtores rurais. As erosões na pavimentação acontecem mesmo com as operações tapa-buracos e, com as chuvas, a situação tem piorado.
Para buscar uma solução definitiva, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), convocou uma audiência pública no dia 9 de maio, com a presença de vereadores, deputados federais, senadores, representantes do DNIT e do Ministério da Infraestrutura.
“Nesta audiência, queremos discutir o papel do Ministério da Infraestrutura em Mato Grosso do Sul. Se não está dando conta das demandas, uma alternativa para agilizar obras importantes em nossas estradas federais é a concessão para a iniciativa privada, porque isso aqui está uma vergonha”, avaliou.
Corrêa informou que vereadores do município de Chapadão do Sul pediram socorro, em reunião na última quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa. “Os vereadores Vanderson e André relataram que a BR-060, saindo da BR-163 até Chapadão do Sul, passando pelo município de Paraíso das Águas, está totalmente esburacada. Efetivamente, é uma paisagem lunar com tantas crateras”, disse.
O deputado destacou, ainda, a importância da região para Mato Grosso do Sul. “São municípios voltados ao agronegócio. Os buracos tornam o transporte mais lento e prejudicam o desenvolvimento do Estado, gerando desperdício de produtos e aumentando os custos da produção. A falta de infraestrutura deve ser debatida com seriedade”.
Texto: Heloíse Gimenes/Agência ALEMS
|