www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
26/04/2022 - 08:34
Em parceria com o Cartório Eleitoral Câmara de Vereadores realiza atendimentos para regularização, transferência e 1° título eleitoral
Foto: Fabrizzio Carrijo
Durante os dias 27 de abril a 04 maio a Câmara de Vereadores em parceria com o cartório eleitoral de Costa Rica realiza atendimentos para a regularização do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, emissão do 1° título e outros serviços.
 
Para realizar os atendimentos os servidores da Casa de Leis vão estar disponíveis para atender e tirar dúvidas da população.
 
“Realizamos essa parceria com o Cartório Eleitoral de forma a conseguir atender o maior número de pessoas, já que o prazo está se esgotando. Assim os nossos servidores atenderam o nosso pedido e vão estar colaborando para atender a nossa população”, disse a presidente da Câmara prof. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.
 
O prazo final para emitir, transferir ou regularizar o título para votar em 2022 termina no dia 4 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral, previsto em lei.
 
Para mais informações procure a Câmara de Vereadores de Costa Rica. Horário de atendimento das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.
 
 
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O TÍTULO
 
 
Quem pode tirar o título?
 
No Brasil, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos. Quem tem a idade mínima obrigatória e não tirou o título, bem como os eleitores e as eleitoras que tiveram o documento cancelado estão sujeitos a diversas restrições e impedimentos legais, como, tirar passaporte ou carteira de identidade e se inscrever em concurso público, entre outros. Confira quais são os impedimentos nesse menu do Portal do TSE.
 
Como tirar o título?
 
Tirar o título de eleitor ficou mais simples do que muitos imaginam. Tudo é feito pela internet, dentro do Portal do TSE, de forma rápida e gratuita, sem precisar sair de casa. Basicamente, o processo é esse: entrar na página Autoatendimento do Eleitor e clicar na opção “Tire seu título”; ter em mãos os documentos solicitados; informar os dados de identificação necessários; e preencher os campos indicados. Veja o passo a passo detalhado nesta matéria do Portal do TSE.
 
O que é preciso?
 
Como prova de identidade, serão solicitados: uma selfie segurando um documento oficial com foto; imagens de frente e verso do mesmo documento; e um comprovante de residência (conta de água, luz, celular ou carnê de IPTU, por exemplo). 
 
Atenção: A apresentação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do passaporte exigirá complementação documental. Se você tem dúvidas sobre o que apresentar, confira na Resolução no 23.659/2021 os documentos válidos.
 
Sobre o certificado de quitação militar, segundo a Resolução TSE nº 23.659/2021, artigo 35: “a apresentação desse documento somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos". Entram nesse critério os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, que compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.
 
E depois? Como sei se deu certo?
 
Finalizadas as etapas anteriores, você deve aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. Esse acompanhamento também pode ser feito pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento, quando você fez a solicitação. 
 
Os serviços também podem ser realizados de maneira virtual, basta acessar o link - https://tn3.tse.jus.br/#/
 
Informações:
 
Cassiane Mews - Assessora de Comunicação
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS