www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
17/05/2022 - 16:49
A vez é dos pequenos produtores, o incentivo é da prefeitura que está investindo cerca de cinco milhões no Agro Rica
Foto: Divulgação
Hora da Notícia
Cleversom, Beto Pereira e Guedinho
Cleversom, Beto Pereira e Guedinho
O programa “AGRO RICA” foi lançado no último dia 13 de maio pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) eo vice prefeito Roni Cota, (PSDB) na presença do deputado federal Beto Pereira, PSDB e o deputado estadual Gerson Claro, (PP), empresários e cerca de 80 produtores rurais. Foi serviço um café da manhã com “delicias produzidas em Costa Rica”. A solenidade aconteceu no Viveiro de mudas, no Cinturão Verde localizado na Rua Valdir Barbosa da Costa Bairro JK Próximo a antiga Cooperrica.   
 
Durante o evento foi entregue implementos agrícolas como trator, grade e um resfriador para armazenar cerca de dois mil litros de leite que será instalado na comunidade conhecida como Lagoinha. 
  
Parcerias: 
 
O programa Agro Rica foi planejado pela equipe técnica da SEMAD (Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) comandada pelo secretário Fernando Barbosa Martins.
 
O programa tem parceiras com Sindicato Rural de Costa Rica que realizara com o apoio do programa ‘Negócio Certo Rural’ cursos para produtores em parceria com o Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O programa conta também com a AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).   
 
O objetivo é fomentar a agricultura familiar e tornar os agricultores “Micro e pequenos produtores rurais” autossustentáveis no sentido de promover o aumento da produção de leite e a produção de alimentos através de programas a serem executados garantindo o aumento da produção e a geração de renda, disse o vice prefeito Roni Cota.
 
O prefeito informou ao Hora da Notícia que o agronegócio é a principal matriz econômica do Município, “o Programa AGRO RICA, foi criado para desenvolver a agricultura familiar, beneficiando todos os produtores rurais de pequeno porte gerando renda, oferecendo alternativa, melhorando o comércio local, obtenham acesso a linhas de crédito e apoio e inclusive para fixação do homem no campo”. 
 
Deputados elogiam o programa Agro Rica:  
 
Já o deputado federal Beto Pereira disse: “governar e escolher prioridades onde fazer investimentos, e ai que Costa Rica está fazendo a diferença, priorizou investir em gente, é fundamental numa cadeia produtiva verticalizada, mas para investir em gente têm que ter coração, grandes obras são importantes, mais gente é primordial, aqui existia um sentimento represado, hoje 10 famílias vão tirar o sustento de forma digna, organizada desta área” O deputado pontuou a multiplicação de gente que vai ser beneficiada pelo programa: “e quantas outra vão receber a semente que vão ganhar lá na frente”, finalizou. 
 
O deputado Gerson Claro destacou o investimento do governo do estado de R$ 31,3 milhões, “o governador Reinaldo Azambuja entregou 363 equipamentos agrícolas para os 79 municípios do Estado e Costa Rica podem contar com o empenho do estado, eu sempre vou apoiar as ações para fortalecer a agricultura familiar. Ele observou que o grande produtor tem condições de andar sozinho, “já o agricultor familiar precisa deste apoio, temos que parabenizar o prefeito Cleverson e toda sua equipe por estar trabalhando para quem precisa”, disse ao Hora da Notícia. 
 
Presidente da Associação: 
  
“Hoje é um dia de festa, para nós do cinturão verde” estamos recebendo vários investimentos, isso é uma realidade já, disse o presidente Cicero Grigorio dos Santos da Associação Vitoria dos Horticultores de Costa Rica-MS.
 
Benefícios oferecidos pelo programa:  
 
Cleverson disse ainda durante sua fala que no programa os pequenos produtores rurais recebem serviço de orientação técnica gratuita; concessão subsidiada ou doação de insumos diversos, conforme critérios regulamentados pelo poder executivo; concessão de uso gratuito de áreas próprias do município ou arrendadas de terceiros para o plantio de hortaliças e outras culturas. 
 
O chefe do executivo informou ainda que a prefeitura tem previsão de investir cerca de cinco milhões no projeto Agro Rica” até 2024. De acordo com ele as ações já estão acontecendo e destacou: “240 produtores já foram contemplados na secretária, aqui no cinturão verde são 10 família de início, mas serão mais. 
 
Disse o técnico Marcos Junior: 
 
O técnico Marcos Junior lotado na secretaria definiu a participação dos produtores como significativa na produção dos principais alimentos consumidos na região, “é fundamental promover o protagonismo do produtor rural para que possam tirar o sustento do campo, afirmou. 
 
Benefícios oferecidos com apoio da secretaria:  
 
O secretario Fernando Barbosa destacou os incentivos à disposição dos produtores como o micro credito orientado, material de irrigação, fertilizantes o e chamamento público para compra dos produtos produzidos pela agricultura familiar. 
 
Ele destacou os vários seguimentos como o leite, melhoramento na genética, o aumento da produção de verduras, legumes e frutas nas propriedades. 
 
Barbosa disse ainda que uma parceria para consultoria com SEBRAE foi firmada e vai ajudar cada um dos segmentos a receberá investimentos, ações e subsídios para desenvolver e atender as necessidades do produtor rural. 
 
Investimentos destacados pelo prefeito: 
 
Essas dez famílias que aqui estão, no cinturão verde, não estão dando sustento só para elas, mas sim para várias, inclusive para minha família, estamos fazendo a economia girar não adianta ter uma cidade rica, onde o dinheiro está na mão de dois ou três, precisamos fazer o dinheiro circular para melhorar a vida das pessoas. O prefeito enfatizou: “dinheiro bem usado é uma dádiva”. 
  
Inspirado e se mostrando feliz em ver o projeto deslanchando Cleverson continuou sua fala: “O nosso governo tem atuado em todas as frentes para atender o produtor da agricultura familiar, eles recebem assistência em todas as pontas, orientado tecnicamente, melhorando o acesso ao crédito, as compras públicas de equipamentos”. 
 
O prefeito finalizou afirmando: “iremos investir mais de cinco milhões somente esse ano o que meus amigos deputados também destinaram para a agricultura”. 
 
Prestigiaram a solenidade vereadores, secretários, servidores públicos e fornecedores de produtos agrícolas.  
 
Projetos inseridos no programa AGRO RICA: 
 
Projeto Riquinho:  A ação possibilita que crianças troquem materiais recicláveis pela moeda social “riquinho” e com ela adquiram alimentos saudáveis na feira do município lançado dia 10 de maio último na escola Vale do amanhecer. 
 
Cinturão Verde: Concessão de uso gratuito de áreas próprias do município ou arrendadas de terceiros para o plantio de hortaliças e outras culturas. 
 
Implantar o projeto Cesta Verde (famílias que estão enfrentando a vulnerabilidade social) recebem alimentos produzidos pela agricultura familiar. 
Aumentar a compra para o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar)   
Melhorar o valor de ganho no litro de leite 
Apoiar áreas cultiváveis fruticultura pomar com diversas variedades (limão Laranja), isso gera renda e ajuda a manter os produtores no campo. 
Melhorar a genética do gado leiteiro. 
Melhorar a alimentação do gado com suplementos para o gado leiteiro 
Melhorar a pastagem para o gado leiteiro 
Fortalecer a Associação de Produtores 
Preparar as novas gerações para terem protagonismo e empreendedorismo rural 
Fortalecer o comércio local na comercialização dos produtos produzidos: Exemplo: selos de qualidade, e rótulos. 
Gerar ações que visem agregar valor aos produtos de Costa Rica, e por fim fortalecer a feira do produtor e criando a feira itinerante. 
 
 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS