Foi empossada na 2ª vara cívil e criminal da comarca de Costa Rica/MS, a juíza Laísa de Oliveira Ferneda Marcolini na última segunda-feira (30) às 17 horas. A juíza assumiu a vaga depois da transferência do juiz Marcus de Abreu de Magalhães para a comarca de São Gabriel do Oeste.
A cerimônia aconteceu no plenário do Tribunal do Júri presidida pelo juiz titular da primeira vara e diretor do Fórum Juiz Francisco Soliman. A solenidade contou com a presença de autoridades, o prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) deu às boas vindas a juíza e disse: “sucesso em sua nova caminhada, o nosso povo é um povo acolhedor, que a senhora tenha sabedoria para tomar as decisões”, destacou o prefeito.
A magistrada foi empossada como juíza substituta 15 de setembro e 2021 depois de ser aprovada em concurso público em primeiro lugar. Assumiu como juíza substituta na comarca de Brasilândia, em seguida foi para Iguatemi, depois promovida por merecimento á juíza titular de primeira entrância e assumiu a titularidade da vara civil e criminal na comarca de Sete Quedas de onde foi transferida para Costa Rica.
O diretor Soliman informou ao Hora da Notícia que a juíza será a responsável pelo Juizado especial da comarca. Disse ainda que na comarca tramitam cerca de seis mil processos.
Em sua fala Laísa disse: “comprometo-me a ter a coragem de manter a excelência e o diálogo com os demais agentes, sejam eles públicos ou privados, acredito muito no diálogo para adequar a articulação entre as diversas instituições que lidam com o direito”.
A vereadora presidente da Câmara Municipal, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, (MDB) acompanhada com os demais vereadores prestigiaram a cerimônia, ela disse: “o legislativo está aberto para implantarmos políticas públicas especialmente para as mulheres”.
Francisco agradeceu ao presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Carlos Eduardo Contar e ao presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul, doutor Giuliano Máximo Martins pelo rápido provimento na vara que restou vacante em virtude da remoção do doutor Marcus e pelo incessante trabalho voltado ao fortalecimento da carreira a á defesa das prerrogativas da magistratura, “com votos de que a doutora Laiza, minha colega de comarca exerça plenamente suas funções e encontre realização pessoal e profissional nesta comarca”, disse o juiz.
O promotor de justiça George Cássio Tiosso Abbud deu boas vindas de maneira virtual e disse: “tenho certeza que vai se dar muito bem, aqui todos trabalham com respeito e cordialidade e com a senhora não será diferente’’ finalizou.
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados) subseção Costa Rica, Rafael Schiavinato Canova disse: “que a senhora possa contar com nossa instituição”
Já a defensora pública da comarca, Khaterine Alzira expressou a satisfação em receber a magistrada e colocou a defensoria a disposição, “que sua missão aqui lhe traga muitas felicidades seja feliz”, finalizou.
O juiz Francisco, agradeceu a presença das autoridades, servidores, agentes públicos, profissionais do direito que atuam na comarca e destacou:’ “engrandece esta solenidade além de ser um sinal claro de prestigio ao poder judiciário revelando a harmonia e a independência com que cada um dos poderes do Estado exercem suas funções, nos exatos e precisos limites definidos pela Constituição Federal.
Participaram o delegado de polícia civil, Caíque Ducatti, o comandante da (PM) Polícia Militar, Cláudio Mendes da Rocha Filho e o comandante do Corpo de Bombeiros, Sub -Tenente Paulo Teodoro Oliveira compareceram à solenidade.
Hora da Noticia
|