A Secretaria Municipal de Assistência Social de Costa Rica/MS promoveu na última terça-feira (15), evento destinado a pessoa da “melhor idade” (idosos), cerca de 70 assistiu ao evento. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira o objetivo é reforçar a importância da pessoa idosa em Costa Rica uma vez que o mês de junho é dedicado ao combate à violência contra essas pessoas.
Foram desenvolvidas diversas atividades como apresentação de teatro e música. A psicóloga responsável pelo CREAS (Centro de Referência a Assistência Social) Kedna Gislen Pereira de Almeida, proferiu palestra de orientação referente cuidados, respeito e defesa do idoso. Ela destacou que negligência é: “quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos e proteção, seja contra o frio ou calor”.
O prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) elogiou o evento e disse que toda a pessoa idosa tem valor incomparável para a sociedade, “é necessário que a pessoa idosa seja cada vez mais incluída, direcionando o seu tempo para a realização de novos projetos nesta nova etapa de da vida, contribuindo para uma sociedade mais justa e fraterna”.
Evair recepcionou os idosos e disse: “é muito importante esse evento para falar sobre os maus tratos e violência contra os idosos, precisamos falar de autoestima na terceira idade para termos qualidade de vida, itens básicos como a importância do exercício físico, alimentação a importância da interação social é fundamental e esse é nosso compromisso enquanto gestora da secretaria de assistência social”.
O coordenador do CRAS, Milton Manoel de Lima informou que os casos de maus tratos contra idosos é possível perceber, “a vítima pode apresentar alteração no comportamento e é preciso ficar atento”.
O tema foi definido como prioritário uma vez que o mês de junho é dedicado ao combate à violência contra a Pessoa Idosa. O dia 15 de junho marcou como “o dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa”. A data foi instituída em 2006, pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela rede internacional de prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
A secretaria informou que o calendário das atividades que será divulgado em breve, o próximo baile para a Melhor idade no Conviver (Centro de Convivência do Idoso) será no próximo dia 04 de julho uma vez que o salão está sendo reformado. Ela disse ainda que está sendo realizado levantamento para saber quantos idosos acima de 60 anos tem no município. De acordo com Evair cerca de 120 idosos participam de atividades regulares.
O Secretário de Governo, Rayner Moraes Santos, (MDB) acompanhou o prefeito no evento e disse: “a violência contra o idoso é uma realidade, para garantir o envelhecimento da população de forma saudável é preciso trabalhar intensamente na prevenção, é o que nosso governo está fazendo”.
O evento foi realizado na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Ao final todos participaram de uma confraternização preparada pela equipe da secretaria de assistência social, foi servido bolos, salgados, tortas, ao final cantaram parabéns para os aniversariantes do mês com direito a música.
Tipos de violência contra as pessoas idosas:
A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.
O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.
Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.
Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.
Denúncias de violência:
As denúncias podem ser feitas através do disque 100 do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil e são gratuitas tanto de telefone fixo como móvel .
Hora da Notícia
|