www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Esporte
23/06/2022 - 06:40
Natação de Costa Rica alcança 70 medalhas e fica em 2º lugar no Campeonato Estadual de Inverno
Foto: Divulgação
A equipe costarriquense de Natação disputou no último final de semana, 18 e 19 de junho, as provas do Campeonato Estadual de Inverno, realizado na piscina de 25 metros da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa em Costa Rica. A competição reuniu 198 nadadores e as principais equipes do MS como Rádio Clube, AABB e outras, e os costarriquenses se saíram bem conquistando 70 medalhas, batendo recordes e terminando a competição em 2º lugar na soma geral com 1.163 pontos.
 
Na pontuação geral por clubes, a equipe Apan (Associação de Pais e Amigos da Natação de Costa Rica) ficou atrás apenas do Rádio Clube da Capital que ficou em 1º lugar com 2.595 pontos, terminando à frente da A3 Swiin Team 1.119 pontos, AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) com 1.105 pontos, FUNEC (Fundação de Esportes de Corumbá) com 335 pontos e que fecham o Top 5 da competição, que contou com um total de 8 clubes.
 
Com 30 nadadores, com idade entre 9 a 12 anos de idade na categoria mirim petiz, Costa Rica ficou em primeiro lugar na conquista de medalhas foram 32 ouros, 13 pratas e 25 bronzes, totalizando 70 medalhas. O segundo lugar ficou com o Rádio Clube da Capital que faturou 22 ouros, 16 pratas e 9 bronzes, totalizando 47 medalhas.
 
O principal destaque dos nadadores individuais ficou por conta da atleta Maria Fernanda Margonar, que bateu quatro recordes estaduais e ganhou o troféu de melhor índice técnico da categoria e no masculino, Heros Fonseca Brant bateu recorde estadual nos 200 metros costas e pegou o troféu de nadador mais eficiente da categoria e marcou mais pontos.
 
O evento foi organizado pelo Governo de Costa Rica por intermédio da Apan (Associação de Pais e Amigos da Natação de Costa Rica), através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) com o apoio da Câmara de Vereadores, Secretarias de Saúde e de Educação, Corpo de Bombeiros, e realizado pela FEDAMS (Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul) com 448 provas disputadas nas categorias Mirin, Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior, Sênior e Master. O Campeonato Estadual de Inverno teve por finalidade desenvolver a natação e promover o intercâmbio desportivo, colaborando para a difusão e apuro do nível técnico da natação sul-mato-grossense.
 
A Fedams premiou com medalhas os três primeiros colocados em cada prova e foram oferecidos troféus personalizados com o Salto Majestoso, para os atletas com o melhor índice técnico e para os atletas mais eficientes, tanto masculino quanto feminino para as categorias Infantil I, Infantil II, Juvenil I, Juvenil II, Júnior I, Júnior II, Sênior e Master.
 
Também foram oferecidos troféus personalizados com o Salto Majestoso, para as equipes classificadas, respectivamente, em 1º, 2º e 3º lugares nas competições do certame Mirim, Petiz e Paratletas - Torneio Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior - Torneio Master e Classificação Geral.
 
“Os resultados alcançados no Campeonato Estadual de Inverno de Natação Costa Rica comprovam a excelência do trabalho realizado por nossa equipe. Parabéns a todos os atletas e comissão técnica por todas as conquistas. A temporada era de incertezas, mas não faltou empenho e dedicação de todos. O resultado foi extraordinário e mostra que Costa Rica têm potencial para chegar ao pódio dos grandes eventos esportivos”, comenta o secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Baird. Ele também convidou os visitantes presentes para retornarem à Costa Rica em outras oportunidades para conhecer as belezas naturais de Costa Rica e toda a sua potencialidade turística.
 
Para o presidente da APAN Costa Rica, Anderson Viana Gonçalves (Bob), é indispensável agradecer a gestão do prefeito municipal, Cleverson Alves e vice-prefeito, Roni Cota; à Câmara de Vereadores; aos secretários municipais em especial ao Artur Baird e a Maria Barbosa; ao Renan Candido Fontoura e a diretora da Escola Fábio Rodrigues Barbosa, professora Elisângela Almeida Carneiro, bem como os pais, os visitantes e a todos envolvidos na realização do Campeonato. "Os resultados alcançados são fruto de intenso trabalho e dedicação de toda uma equipe, feito a várias mãos. Foram dias e mais dias de preparação e superação de muitos desafios em um atrativo diferente dos habituais e que agradou a todos. Nossos atletas se empenharam e os resultados apareceram, o que mostra que a equipe está no caminho certo e vem forte nos próximos anos, com apoio do Projeto Forjando Campeões e da Semed (Secretaria Municipal de Educação), que nos dá todo o suporte necessário”, comenta.
 
O presidente Marcelo Vargas Tiago, ressaltou que a Fedams tinha a vontade de interiorizar o esporte da natação, mas devido a pandemia da Covid-19 esse sonho tinha sido adiado. E no momento conseguiu oportunizar junto com a Prefeitura Municipal de Costa Rica, tornando realidade o 1º Campeonato Estadual de Inverno de Natação no município. “O prefeito Cleverson Alves e o secretário Artur Baird não mediram esforços para que tudo ocorresse da melhor forma possível. Parabéns, Costa Rica!”, enaltece o presidente.
 
Novos desafios
 
Para fechar o semestre, antes das férias dos atletas, a equipe de Natação de Costa Rica ainda tem alguns compromissos pela frente. Entre eles o Campeonato Brasileiro, uma competição com elevado índice técnico, e Costa Rica vai participar com seis nadadores.
 
Da categoria de 15 e 16 anos, a atleta Gabrielly Yane Barbosa segue para o Rio de Janeiro/RJ na próxima semana. Para o Brasileiro de 13 e 14 anos, que será disputado em Uberlândia/MG, seguem cinco atletas costarriquenses. Já Maria Fernanda Margonar, vai para o Brasileiro de Maratonas Aquáticas em Fortaleza/CE, representar Costa Rica e o Mato Grosso do Sul na sua categoria, nesta quinta-feira (23).
 
 
Fonte:Assessoria de Comunicação - PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Carreiras digitais em alta: é hora de melhorar seu currículo
    
   
Douglas de Oliveira
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS