www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
21/07/2022 - 17:41
Palestra discute municipalização, gestão, sinalização e outros aspectos do trânsito em Costa Rica
Foto: Divulgação
Com a participação da presidente do Cetran/MS (Conselho Estadual de Trânsito), Regina Maria Duarte, procurador jurídico do Detran/MS e conselheiro do Cetran/MS, Alandnir Cabral da Rocha, conselheiro do Cetran e representante da Polícia Militar de MS, coronel Marcelo Cansanção, vereadores e pessoas envolvidas diretamente, a equipe do órgão máximo do trânsito no Estado orientou pedestres e condutores, nesta quarta-feira (20), no auditório da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) com palestra sobre municipalização, gestão, sinalização e outros aspectos do trânsito em Costa Rica.
 
Além de tratar sobre conscientização no tráfego de pessoas e motoristas em ruas, avenidas, rodovias e ciclovias; comportamentos seguros no trânsito e uso correto de dispositivos de segurança, como cinto de segurança e cadeirinha, além da travessia na faixa de pedestres, a equipe envolveu a todos com o compromisso de reduzir os números dos acidentes no trânsito local.
 
A palestra ministrada em Costa Rica pelo Conselho Estadual de Trânsito teve como objetivo promover a reflexão sobre a importância da adoção de atitudes seguras e solidárias, visando a melhoria das condições de circulação no trânsito e da qualidade de vida de condutores e pedestres. “Trânsito seguro é compromisso de cidadania para todos”, argumentou o diretor do Demutran, Valdeir Antonio Pimenta.
 
De acordo com a presidente do Cetran/MS, Regina Maria Duarte, a visita à Costa Rica teve como pauta, conhecer o trabalho do órgão executivo, o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) no desenvolvimento da coordenação de educação para o transito, fiscalizar, ver in loco como as parcerias que estão sendo feitas. Estiveram reunidos com a Câmara de Vereadores, a qual parabenizou-a pela legislação que Costa Rica tem em relação ao trânsito, fator importante para acontecer a gestão de trânsito. Além de atualizar e orientar, contribuindo, assim, para a qualificação das autoridades de trânsito e seus agentes.
 
“Convidamos toda sociedade organizada, transportadores, motociclistas, pessoas ligadas à área de trânsito, políticos e pedestres, para mostrar, o que podemos melhorar para reorganizar a questão do transito na cidade. Falamos da necessidade de melhorar as calçadas do passeio público, que é a via do pedestre. O resultado que queremos, é melhorar cada vez mais, a qualidade do ir e vir do transitar nas vias urbanas para o bem-estar do cidadão costarriquense”, pontua a presidente do Cetran/MS.
 
“O nosso encontro foi muito produtivo, conhecemos a realidade de Costa Rica e trouxemos informações pertinentes de suma importância para todos. Debatemos vários aspectos do transito local, agradecemos ao diretor Pimenta e sua equipe, são parceiros no Demutran de Costa Rica. Foi uma tarde especial que começou às 13h30min e se estendeu até às 17h. Abordamos legislação, transporte, transporte coletivo, urbano, demos uma resposta certa e correta para esclarecimento do público presente. Orientamos o município onde se pode buscar os recursos em Brasília para o trânsito. O Cetran coordena todos os outros órgãos do sistema, antes MS tinha 14 órgãos de transito e atualmente conta com 71 municípios”. 
 
“Conhecemos o planejamento para 2022, elogiamos a iniciativa do município. Falamos que existe um número muito grande de acidentes para uma cidade ordeira como é Costa Rica. Apresentamos proposições para redução da velocidade, falamos da necessidades dos condutores de dirigir sem fazer o uso de bebidas alcoólicas, de motos em alta velocidade, e de se ter um novo olhar sobre o trânsito, deixar as calçadas livres para os idosos, para as pessoas com deficiência. Deixamos várias sugestões e em breve estaremos de volta para ver o resultado. Vocês serão os multiplicadores dessa palestra”, enalteceu Regina Maria.
 
Representando o Poder Legislativo, o vereador vice-presidente da casa, Ailton Martins de Amorim, ressaltou que a questão do transito, não é só em Costa Rica, mas em todo o Brasil, é preocupante. “A gente vê números de acidentes, atropelamentos. Muitas das vezes, não basta só equipar, sinalizar, falta conscientização. A palestra serviu para conscientizar, advertir as pessoas, esclarecer da importância da segurança no transito, e não é diferente aqui em Costa Rica. O Legislativo está à disposição. Estamos de portas abertas para legislar sobre o transito municipal, leis eu acho que existem bastante, o que falta é executar as que já existem”, argumentou o parlamentar.
 
Na oportunidade estiveram presentes, além da equipe do órgão máximo do trânsito no Estado, diretores de outros municípios, os vereadores Averaldo Barbosa da Costa, Alecksander da Silva Pimenta e Rosangela Marçal Paes;  o gerente executivo do DETRAN/MS (Departamento Estadual de Trânsito) em Costa Rica, Limiro Paulino Neto; o coordenador de Educação para o Trânsito de Costa Rica, Rubens Pereira Lima; diretores, motoristas e colaboradores de escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino), equipe da Secretaria Municipal de Saúde; motoristas da Expresso Nepomuceno, entre outros.
 
Fonte:Assessoria de Comunicação - PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS