Durante a sessão desta segunda-feira (18) a presidente da Câmara de Costa Rica, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, a professora Me. Manuelina (MDB) promoveu indicação ao governo municipal sugerindo a implementação de programa de distribuição gratuita e contínua de leite sem lactose, com proteína hidrolisada ou livre de aminoácidos, às crianças carentes que tenham intolerância à lactose ou sejam alérgicas às proteínas do leite de vaca, comprovado por prescrição médica.
A intolerância alimentar é uma reação adversa que depende de características individuais e ocorre como resultado de mecanismos patogênicos não imunológicos. Nesse sentido, a intolerância à lactose é uma queixa muito comum no dia a dia do pediatra e do gastroenterologista pediátrico e que causa bastante ansiedade à família, pois está diretamente relacionada com a alimentação da criança.
“O custo desse leite especial é ainda maior que o leite de vaca comum, o que se torna inviável para muitas famílias o adquirirem, principalmente aquelas que vivem em situação de carência. Dessa forma, é importante que o Poder Público ofereça esse tipo de alimento gratuitamente a quem necessita e garanta a essas crianças a alimentação adequada e saudável”, disse a vereadora.
A indicação n° 194 foi apresentada e aprovada pela Casa de Leis na 22ª sessão ordinária e assinada pelos vereadores Wladomiro Bocalan e Rosângela Marçal.
A proposta segue para ser analisada pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos, o secretário municipal de Saúde, Juvenal da Farmácia, a Secretária Municipal de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, e para o Congresso Nacional.
Cassiane Mews – Assessora de Comunicação
|