Na última sexta-feira (29) foi realizado o “I Simpósio de Pecuária de Corte e Leite” com o apoio da prefeitura de Costa Rica/MS, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). O prefeito Cleverson Alves do Santos, (PP) destacou que o objetivo é inserir o pequeno produtor e facilitando o acesso aos serviços oferecidos pelo município. O dia foi dedicado aos produtores rurais que assistiram a quatro palestras com temas ligados ao manejo de pastagens, alimentação para o rebanho no período de seca, motivação e superação, controle de ectoparasitas, e crédito rural.
O programa “Agro Rica” recebeu cerca de dois milhões em máquinas e implementos agrícolas que serão disponibilizados aos produtores no apoio da agricultura familiar. O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins disse que o projeto Agro Rica’ veio para melhorar a vida dos produtores e garantir a diversificação de atividades agrícolas nas propriedades familiar, “foi um dia produtivo”, destacou o secretário.
No evento foi lançado o “Portal AgroRica Empreende” através do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, uma mídia digital que vai dar acesso aos produtores para a agenda das máquinas, valores das culturas produzidas, assim como informações referente as lavouras. O município de Costa Rica é o primeiro de Mato Grosso do Sul a implementar a plataforma digital como mais uma ferramenta de apoio aos produtores locais.
Foi assinado na presença de produtores rurais ligados ao projeto Agro Rica um termo de parceria entre a prefeitura e Agraer para a cedência de um cavalo mecânico que será disponibilizado aos produtores para auxiliar no transporte de insumos e escoamento de produção.
O chefe do executivo destacou o “Portal” lançado como mais uma ferramenta de apoio aos produtores assim como investimentos em maquinários, “estamos inserindo o pequeno produtor e facilitando o acesso dele aos serviços oferecidos pelo município”.
A gerente a Regional Norte do Sebrae, Luzicarla Softov, destacou o fato de o município estar investindo em capacitação: “o Sebrae fica muito feliz, o que está acontecendo em Costa Rica, o município está investindo pesado em capacitação tecnologia e maquinários, acreditamos nesses projetos para uma Costa Rica mais forte e mais pujante”.
O palestrante Haroldo Cortez Martins, consultor do Banco do Brasil discorreu sobre o crédito para a agricultura familiar. Ele disse aos agricultores que o banco disponibiliza 200 mil por ano para os pequenos agricultores, “portanto, as pequenas propriedades rurais, nunca maiores que quatro módulos fiscais”. Haroldo garantiu que tem dinheiro na instituição, o que falta é projeto com viabilidade. Ele informou que Costa Rica só emprestou três milhões no ano passado, o que é pouco segundo ele. O palestrante orientou os agricultores que encontrarem dificuldade na solicitação do credito junto ao banco para que procurem a Agraer local, “queremos que a agricultura familiar cresça para que possam ter melhor estrutura e tenham bons lucros, vocês alimentam a mesa do brasileiro e do mundo”, finalizou.
“O prefeito está investindo em todos os segmentos para nós e fundamental, precisamos de renda na propriedade” disse a produtora rural Maura Campo, ela estava acompanhada do esposo Ademar Guimaraes. Eles têm propriedade na localidade conhecida como Moro Alto, distante cerca de 45 km da cidade de Costa Rica.
O secretário de Obras do Município de Figueirão, a cerca de 70 km de Costa Rica, Denivan Barbosa acompanhado de produtores rurais,também prestigiaram o evento.
O produtor João Santos Coelho de Oliveira elogiou o almoço servido, “estava uma delícia, a carne ficou perfeita, ficou suculenta, as pessoas gostam de uma carne saborosa”. João disse mais: “o prefeito Cleverson é um gestor que faz jus ao seu slogan “Costa Rica para Todos’’, ele está investindo em políticas públicas que exercem um papel fundamental para as pessoas, investir no produtor é necessário”, concluiu.
No almoço foi servido Castelão e Porco no Rolete, os assadores estavam vestidos a caráter, de bombacha, bem no estilo do Rio Grande do Sul, eles são conhecidos como “os Reis do Costelão”. A animação do evento foi com cantor e compositor Nikson Kenedy.
Participaram do evento o vice-prefeito Roni Cota, (PSDB), os vereadores Ailton Amorim, Evaldo Paulino, os secretários municipais Rayner Moraes, Penides Garcia.
Hora da Notícia
|