O edital com as regras e datas do concurso público para policiais militares e bombeiros será lançado "nos próximos dias" em Mato Grosso do Sul, segundo o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
Durante evento de lançamento da revitalização do Parque dos Poderes, neste sábado (30), Azambuja afirmou que a Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização (SAD) está formalizando qual instituto ou associação ficará responsável pelos concursos.
"Provavelmente nos próximos dias já vai publicar as regras do edital, a data da prova e toda a organização", disse o governador.
"O importante é que vai acontecer [o concurso] e que nós teremos mais bombeiros e policiais militares cuidando da população sul-mato-grossense", conclui Azambuja.
Decreto que autoriza a realização do concurso público foi publicado no dia 1º de julho deste ano.
A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) terá, ao todo, 780 vagas.
Deste total, são 500 vagas para soldados da Polícia Militar, 250 para soldados do Corpo de Bombeiros, 20 para oficiais da Polícia Militar e 10 para oficiais dos Bombeiros.
Outros concursos
Também no dia 1º de julho, foram autorizadas a realização de outros concursos com vagas da administração estadual.
Somando as oportunidades para PMs e bombeiros, ao todo, serão 909 vagas, para cargos nas secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Fazenda (Sefaz) e Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Na Semagro, serão 99 vagas abertas para a carreira de Fiscalização e Gestão Ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), sendo 61 para nível superior e 38 para nível médio.
As oportunidades estão distribuídos entre Fiscal Ambiental (40), Analista Ambiental (21), Técnico Ambiental (10), Técnico em Serviços Ambientais (23) e Guarda Parque (5).
Para a Sefaz, são 30 vagas para o cargo de analista de tecnologia da Informação na Superintendência de Gestão da Informação (SGI).
A Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização (SAD) é a responsável por organizar a realização dos concursos.
As normas e procedimentos para inscrição, recrutamento e seleção dos candidatos também serão de responsabilidade da SAD.
Editais vão definir as atribuições de comissão organizadora, informarão as fases e os requisitos para aprovação em cada uma delas, as modalidades das provas, seus conteúdos e forma de avaliação, requisitos legais para ingresso na carreira e o prazo de validade do concurso público.
Conforme disse o governador na ocasião da autorização, os concursos visam ampliar o quadro de pessoal, com objetivo de melhorar os serviços públicos e atendimento à população.
“Queremos reforçar nossa segurança pública com novos policiais e bombeiros, aprimorar o trabalho ambiental em todo o Estado e também aperfeiçoar nossa área de tecnologia da informação”, disse Azambuja.
GLAUCEA VACCARI , NAIARA CAMARGO/CORREIO DO ESTADO
|