www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
13/08/2022 - 06:34
O olhar é exclusivo para as mulheres: inaugurada a sede da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres
Foto: H.N
Hora da Notícia
Foi inaugurada sexta-feira 12 de agosto em Costa Rica/MS a secretaria que vai cuidar das mulheres. A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres foi criada pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) com o objetivo de proteger e cuidar de direitos das mulheres. A secretária da pasta, a professora Gilmarcia Silva Pereira Alves (Márcia) foi nomeada para o cargo no último dia 20 de maio, ela está implantando políticas públicas que visa atender as mulheres na sua plenitude.   
 
A sede da secretaria está instalada em um prédio localizado na Rua José Pereira da Silva, 616 no centro da cidade. O espaço é amplo, têm salas para atendimento e acomodação das equipes e espaços para desenvolverem várias atividades, além de um pátio amplo.  
 
“Faremos um trabalho durante todo o mês de agosto para encorajar as vítimas a denunciar seus agressores e a romper o ciclo de violência, também iremos fazer um trabalho de conscientização com os agressores”, disse a titular da pasta.   
 
A secretaria informou ao Hora da Notícia que ela e a equipe estão trabalhando no sentido de firmar parcerias com órgãos e instituições que já têm projetos em andamento nesse sentido, “vamos ser o elo entre as instituições, temos uma rede de proteção, queremos chamar a atenção da sociedade para a importância da denúncia de violência contra as mulheres”.  
 
Ela destacou quer será realizado um trabalho durante todo o mês de agosto para encorajar as vítimas a denunciar seus agressores e a romper o ciclo de violência. Disse ainda que a secretaria vai realizar um trabalho de conscientização com agressores.   
 
Márcia informou que as vítimas de agressões serão encaminhada para CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) onde tem uma equipe multidisciplinar composta por advogadas, psicólogas e assistentes sociais, “vamos trabalhar com todas as secretarias municipais, cada uma com suas funções, essa é nossa função”, concluiu.  
 
O chefe do executivo destacou durante a solenidade: “desde o início da nossa gestão temos buscado mecanismos para diminuir o impacto negativo que traz a violência doméstica, implantamos a Sala Lilás junto à delegacia de polícia Civil para as mulheres, ter um atendimento humanizado uma vez que estão fragilizadas, reforçamos todas as campanhas de combate à violência, queremos um olhar diferenciado para esta causa e com ações voltadas para a recuperação dessas vítimas de violência, estamos estruturando projeto para implementação para que a barbárie não aconteça”.  
 
O prefeito é delegado de Polícia Civil, ele falou ainda de alguns dos tipos de agressões sofridas pelas mulheres: “é fundamental que as mulheres saibam quando são vítimas de violência, porque muitas sequer conhecem todas as formas, dentre elas a psicológica”. Ele ressaltou a importância do CREAS: “criamos campanhas, palestras e seminários para conscientização dos agressores e das vítimas”.  
 
A vereadora presidente da Câmara, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, (MDB) disse ter ficado muito feliz uma vez que secretaria está sendo coordenada por uma professora, “infelizmente vivemos em uma sociedade machista, precisamos focar na questão de gênero ainda imposta pela sociedade.”  
 
Edinalva Ferreira Melgaço, de 34 anos, vítima de feminicídio em março de 2019 teve sua história contada pela irmã, Leidinalva Ferreira Malgaço Dantas. Ela destacou o atendimento recebido pela equipe da secretaria. Emocionada disse: “as pessoas não acreditavam que ele (marido agressor) mataria minha irmã, era uma pessoa evangélica não imaginava que fosse capaz de fazer algo contra a esposa, porém minha irmã acabou morta pelo marido a golpes de machadinha”. Leidinalva parabenizou a primeira-dama Márcia Alves pelo trabalho e pela oportunidade dada às mulheres.  
 
“O Agosto Lilás” é uma data alusiva ao mês de conscientização sobre a violência contra a mulher. O movimento também celebra os 16 anos da Lei Maria da Penha, e divulga direitos femininos. 
 
Hora da Notícia


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
         
         
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS