Em Costa Rica/MS foi registrado o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde no último dia 22 de agosto. O paciente é um homem de 61 anos, ele procurou uma Unidade de Saúde no último dia 10 após apresentar sintomas da doença. O paciente não soube informar como contraiu a doença.
Ele está hospitalizado em uma área restrita da Fundação Hospitalar (Hospital) para tratamento de infecções secundárias, de acordo com informações o estado de saúde é estável.
A doença se manifesta na pele, é chamada de “papulovesicular uniforme”, que são feridas ou lesões pelo corpo. Os principais sintomas são: Febre,
Dor de cabeça, Dores musculares, Dor nas costas, Gânglios inchados (popularmente conhecidos como "ínguas"), Calafrios e Exaustão,
A manifestação na pele é chamada de papulovesicular uniforme, que são feridas ou lesões pelo corpo
A varíola dos macacos é causada por um vírus, os sinais e sintomas da doença podem durar entre duas e quatro semanas. A transmissão ocorre principalmente pelo contato pessoal e direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados. A transmissão por meio de gotículas requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas, por isso, trabalhadores da saúde, membros da família, parceiros e parceiras têm maior risco de contaminação.
Em caso de suspeita, procure uma Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.
Hora da Notícia
|