O desfile cívico militar de sete de setembro, comemorando os 200 anos de independência do Brasil foi celebrado em Costa Rica/MS em um trecho da Avenida José Ferreira da Costa. Cerca de 2.050 estudantes desfilaram, conforme informou a Secretaria de Educação do Município, Maria Almeida.
Os militares do Corpo de Bombeiros e o 47º Batalhão de Infantaria de Coxim/MS abrilhantaram a festa cívica. O desfile foi aberto pelo prefeito em exercício Ronivaldo Cota, (PSDB) o (Roni) às 16h30, o evento marcou a volta da solenidade depois de dois anos já que não vinha sendo realizada em virtude da pandemia.
O desfile contou ainda com presença de alunos e professores das escolas municipais, estaduais, polícia científica civil, e militar. Os Desbravadores desfilaram com cerca de 100 integrantes e foram aplaudidos pelo público. Eles fazem parte do projeto da IASD (Igreja Adventista do Sétimo Dia)
Também participaram os jovens da AJAN (Associação do Jovens amigos da Natureza) o Corpo de Bombeiros, funcionários da Câmara Municipal, Já o projeto Florestinha desfilou com 120 integrantes, o “Projeto é uma iniciativa da PMA (Polícia Militar Ambiental), foi implantado em 2014.
Uma estrutura de arquibancada foi montada para o público assistir ao desfile que teve duração de cerca de duas horas. O palco para as autoridades foi montado próximo da Praça Central Manoel Romoaldo Gonçalves. O prefeito licenciado Cleverson Alves dos Santos, (PP) marcou presença no evento assim como a presidente da Câmara Municipal, Manoelina Martins da Silva Arantes Cabral que desfilou na Avenida, junto com demais vereadores.
A apresentação da tropa comandada pelo coronel Walderlino Moreno Junior do 47º Batalhão de Infantaria abriu o desfile e foi acompanhada pela Banda de Música do Exército. O coronel informou ao Hora da Notícia que 80 homens com idade entre 19 a 22 anos abrilhantaram o evento. Os militares chamaram a atenção do público, Rosa Helena, disse ao Hora da Notícia, “essa é a primeira vez que estou vendo o desfile na cidade, achei lindo, foi emocionante, meu filho serviu o exército, fiquei emocionada, veio um filme na minha cabeça”.
Na sequência desfilaram alunos da Escola Municipal “Cívico-Militar” Professor Adenocre Alexandre de Morais que levou para Avenida cerca de 350 alunos com a presença da banda municipal denominada, Laerte Paes Coelho, com 50 integrantes.
O Prefeito em exercício, Roni Cota, agradeceu o comprometimento dos servidores públicos do Município e parceiros envolvidos na realização do evento, bem como os pais de alunos e o público em geral que prestigiaram a solenidade, “essa é uma data muito importante em nosso país, estamos resgatando o civismo, o desfile simboliza um momento histórico, faz 200 anos que o Brasil conquistou a sua autonomia como uma nação soberana”, disse o prefeito Ronivaldo.
“O desfile foi lindo, voltado para o civismo, foi nesse dia, em 1822, que D. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente e livre e pudemos mostrar isso hoje na avenida agradeço a todos os que vieram prestigiar e os que se dedicaram para acontecer esse belo evento” disse Maria Almeida secretaria de educação.
A organização do desfile preparou pontos de apoio ao longo do trajeto e fez a distribuição de água mineral para a população e os integrantes do desfile.
Com a presença de autoridades, a solenidade começou logo pela manhã com o hino nacional brasileiro
No palco de autoridades não a havia nenhum dos ex-prefeitos do Município de Costa Rica.
Hora da Notícia
|