O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu, nesta quarta-feira (14), inscrições em novo processo seletivo para contratação de trabalhadores temporários para o Censo 2022.
Em Mato Grosso do Sul, são 185 vagas disponíveis em 45 municípios.
Em todo o Brasil, estão sendo oferecidas 7.795 vagas para recenseador e 435 para agentes censitários municipais ou supervisores.
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 14 e 16 de setembro, pelo site do IBGE.
O edital completo está disponível no Diário Oficial da União desta quarta.
A previsão é que o contrato de trabalho para recenseador dure três meses e a remuneração é variável, dependendo da produtividade do trabalhador.
Já o contrato para os agentes censitários deverá durar cinco meses, com salários de R$ 1.700 para supervisor e R$ 2.100 para municipal.
De acordo com o Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país.
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta de dados.
Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher formulário de inscrição, disponível no site do IBGE, e entregar pessoalmente em dos postos de inscrições do IBGE, cuja lista também está disponível no site e edital.
Para participar do processo, é exigido ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo.
A seleção será feita por meio de análise curricular e o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 28 de setembro.
A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
A remuneração do recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
O candidato poderá simular valores de remuneração por meio de link disponível no site do Censo 2022 do IBGE.
GLAUCEA VACCARI/Correio do Estado
|