A presidente da Câmara, profª Me. Manuelina Martins, o vice-presidente, Ailton Amorim, o 1° secretário, Averaldo Barbosa, o 2º secretário Popó e o vereador Evaldo Paulino requereram ao governo municipal informações a contratação da empresa Brooks Ambiental e Serviços LTDA, responsável pelos serviços públicos de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos em Costa Rica.
No requerimento n° 17 apresentado e aprovado na sessão de segunda-feira (19), os parlamentares solicitam documentos e informações como a cópia do estudo técnico; cópia do termo de referência; cópia do edital de licitação; cópia do contrato assinado; e informações sobre a utilização/destinação dada aos veículos, maquinários e equipamentos adquiridos no âmbito do Programa Lixão Zero – por meio de convênio firmado com a União, inclusive sobre a quantidade mensal e total e uso do combustível fornecido no âmbito do referido convênio, que seria destinado ao funcionamento dos veículos/maquinários então adquiridos, visto que os serviços de coleta e destinação final de resíduos sólidos agora são realizados pela empresa terceirizada – Brooks.
O vereador Averaldo Barbosa destacou que várias reclamações dos munícipes foram recebidas pelos parlamentares.
“A população tem nos cobrado que a coleta está irregular, existe dias em que não estão sendo realizadas, a coleta seletiva sendo misturada, entre outras situações. Em razão disso fazemos esse pedido também para esclarecermos a comunidade sobre o que foi feito dos equipamentos recebidos no Programa Lixão Zero? Isso não é nenhuma ‘caça às bruxas’, queremos que o serviço seja realizado dentro da legalidade”, explicou Averaldo.
O vereador Ailton comentou ainda que recebeu reclamações em que a coleta de lixo chega a ficar de três a cinco dias sem passar em alguns lugares.
“Vem animais e esparramam esses lixos, fica o mal cheiro e vemos nossas ruas sujas. Essa coleta não está contentando a população e fica o nosso questionamento cobrando explicações”, complementou Ailton.
O documento foi apresentado e aprovado durante a 30ª sessão ordinária, e segue para ser avaliada pelo prefeito interino de Costa Rica, Roni Cota e ao secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Meio Ambiente, Artur Delgado Baird.
Cassiane Mews – Assessora de Comunicação
|