www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
27/09/2022 - 00:00
As urnas eleitorais estão aptas para serem entregues aos mesários de Costa Rica e Alcinópolis
Foto: H.N
Hora da Notícia
No último dia 26 de setembro os servidores da justiça eleitoral (Cartório Eleitoral da 38ª Zona) de Costa Rica/MS, realizaram a conferência das Urnas Eletrônicas para a eleição que será realizada no próximo dia 02, domingo em Costa Rica e Alcinópolis. São 73 sessões eleitorais, 22.565 eleitores estão aptos a exercerem o direito ao voto em Costa Rica. A justiça eleitoral de Costa Rica é responsável também pela eleição no município de Alcinópolis, distante cerca de 90 km de Costa Rica, onde estão aptos a votar 3.610 eleitores em 12 sessões. Ao todo são 85 urnas.     
 
A juíza eleitoral no Cartório Eleitoral da 38ª Zona eleitoral é: Laísa de Oliveira Ferneda Marcolini. Ela vai comandar o processo eleitoral nos dois municípios no próximo domingo, 02 de outubro. O processo de votação inicia às 07 horas e encerra às 16 horas.  
 
Ontem (26) foi testado os votos de seis eleitores na sede do cartório em duas urnas, sendo uma de Costa Rica e outra de Alcinópolis, primeiro com a inserção do cartão de memória, contendo as informações dos candidatos, cargo e dos eleitores que votam na referida seção onde foi verificado que os dispositivos funcionaram corretamente.   
 
Em seguida as urnas foram lacradas nos compartimentos das máquinas, inspecionando pela juíza que referendou assinando o termo, assim como o promotor da justiça eleitoral,George Cássio Tiosso Abbud e as autoridades que se encontravam presentes. As máquinas seguem armazenadas em caixas individuais no Cartório Eleitoral.  
 
A juíza eleitoral pediu aos eleitores para que confiem no trabalho da justiça eleitoral, “o sistema de votação e confiável, vá votar tranquilo, leve sua colinha, o telefone celular é proibido entrar com ele na cabine de votação”. Laísa alertou para que o eleitor só confirmar o voto quando aparecer á foto do candidato para o qual o número foi digitado.  
 
O promotor George disse esperar uma eleição bastante tranqüila e alertou: “estaremos nas ruas com policiamento fiscalizando, o eleitor pense bem antes de fazer suas escolhas para cumprir seu dever de cidadão, em seguida deve se recolher em sua casa com a família”. Ele destacou que é proibido ficar passando informações por telefone, “deixem que os envolvidos no processo eleitoral cuidem das eleições”.  
 
O Chefe do cartório eleitoral Ozair da Maia Ribeiro informou que os representantes de partidos políticos e coligações foram convocados para acompanhar o procedimento de lacre nas urnas, porém somente a presidente do PSDB Evair Gomes Nogueira acompanhou os trabalhos.  
 
O processo foi acompanhado pelo o Presidente da Seccional OAB/MS (Ordem dos Advogados) de Costa Rica, Rafael Schiavinato Canova e o advogado Ramiro Piergentile Neto.  
 
A Juíza eleitoral destacou a segurança das urnas: “o sistema é seguro’’, disse. Ela informou que a carga e lacre é uma ação que acontece logo após a geração de mídias e consiste na transferência para as urnas eletrônicas dos dados dos eleitores, de acordo com as seções eleitorais, bem como dos candidatos que concorrerão nas eleições gerais de 2022. “As urnas eletrônicas são microcomputadores que tem função especificas e não tem conexão com a rede, não tem acesso à internet, é impossível adulterar o programa que foi disseminado na urna” disse.  
 
Custo da eleição nos dois Municípios:   
 
De acordo com chefe do Cartório Eleitoral, o custo da eleição em costa Rica e Alcinópolis deve ser em torno de 22 mil, esse valor inclui despesas como locação e manutenção de veículos, materiais de expediente, treinamento de pessoal, diárias, passagens e alimentação.
 
Os presidentes de sessões eleitorais vão receber as urnas nos dias 29 e 30:  
 
De acordo com ele as urnas serão entregues para os presidentes de sessões eleitorais na próxima sexta-feira (29) e sábado. (30). Ainda de acordo com ele o TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) contratou técnicos para manutenção no sistema. Ele disse ainda que seis urnas reservas estão á disposição caso aconteça imprevistos.   
 
Segundo turno da eleição:  
 
O segundo turno das eleições será no dia 30 de outubro caso nenhum dos candidatos ao governo do Estado consiga 50% mais um dos votos validos.  
 
Hora da Notícia 
 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
         
         
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS