Na tarde deste domingo, o Palmeiras volta a encarar o São Paulo pouco mais de três meses depois da eliminação para o rival nas oitavas de final da Copa do Brasil. De lá para cá, a temporada do Verdão passou por mudanças, e agora a equipe se aproxima a cada rodada do título do Campeonato Brasileiro.
Até o último confronto entre as equipes, o Palmeiras seguia vivo em três frentes, brigando pela Copa do Brasil e pela Libertadores, além do Brasileirão. Depois de perder por 1 a 0 no Morumbi, o Verdão até chegou a vencer por 2 a 1 no Allianz Parque, no jogo de volta. Contudo, na disputa de pênaltis, a equipe de Abel Ferreira acabou derrotada e amargou a eliminação para o rival, mesmo com recorde de público em seu estádio.
Naquela altura da temporada, o Campeonato Brasileiro estava na 16ª rodada, e o Palmeiras já liderava a competição. Contudo, a vantagem sobre o então vice-líder Corinthians ainda era apenas de um ponto.
De lá para cá, o Verdão ainda acabou eliminado na Copa Libertadores, ao cair para o Athletico-PR na semifinal. Desde então, com apenas o Brasileirão pela frente, os comandados de Abel Ferreira passaram a encarar cada rodada da competição nacional como uma final.
Assim, o Palmeiras manteve invicto e embalou resultados positivos para ampliar a sua vantagem na liderança. Faltando sete rodadas para o fim da competição, a vantagem sobre o vice-líder é de 10 pontos, mas já chegou a ser de 12 antes do empate com o Atlético-GO, na última rodada.
Na escalação da equipe, as mudanças foram poucas. Ainda assim, exigiram que Abel Ferreira e sua comissão técnica quebrassem a cabeça. Afinal, Raphael Veiga, até então protagonista do Verdão na temporada, lesionou o tornozelo direito no final de agosto. Assim, o Palmeiras precisou encontrar alternativas para suprir a ausência do meia.
Bruno Tabata, contratação mais recente do clube, foi testado de início. Contudo, a formação que se consolidou e deu mais resultados foi com Gustavo Scarpa na função de meia, com o lateral-direito Mayke ganhando oportunidade pelo lado direito do ataque, completando o setor ofensivo ao lado de Dudu e Rony.
Para o Choque-Rei deste domingo, contudo, a equipe terá uma mudança justamente na referência do ataque, já que Rony cumpre suspensão depois de levar o terceiro cartão amarelo na rodada passada. Sem o artilheiro da equipe na temporada, Merentiel, Rafael Navarro, José López e Endrick brigam por uma vaga.
Fonte: Terra
|