O candidato do PRTB ao governo de MS, o deputado Capitão Contar, voltou a utilizar, em sua propaganda eleitoral nas redes sociais um vídeo antigo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que já declarou neutralidade na disputa pela sucessão de Reinaldo Azambuja entre o próprio Contar e Eduardo Riedel (PSDB).
Bolsonaro já declarou por duas vezes, neste 2º turno das eleições, que se mantém neutro no Estado. Aliados apontaram que a fala do presidente no 1º turno foi uma forma de colocar dois candidatos bolsonaristas com mais chances de continuar no pleito, desbancando nomes conhecidos do eleitorado sul-mato-grossense, com o ex-governador André Puccinelli (MDB) e o ex-prefeito e ex-deputado Marquinhos Trad (PSD).
Como tem dois apoiadores no Estado, Bolsonaro chegou a declarar que virá a Mato Grosso do Sul para fazer campanha, e deixou o apoio a Riedel ou Contar sob escolha do sul-mato-grossense.
Apesar do desejo do presidente, Contar voltou a utilizar em sua campanha vídeos antigos gravados antes do dia 2 de outubro, nos quais Bolsonaro declarava apoio a Contar, numa clara tentativa de catapultar o apoiador para o 2º turno, o que acabou acontecendo.
Além de desrespeitar decisão judicial, que o proibiu de utilizar o vídeo de Bolsonaro no 1º turno, Contar pode colocar em jogo o apoio de Riedel e a imensa gama de prefeitos e vereadores que encampam a campanha tucana, além da prestigiada senadora eleita Tereza Cristina, principal cabo eleitoral de Eduardo Riedel no Estado.
|