A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza, na noite desta sexta-feira (25), sessão solene em homenagem aos 60 anos da regulamentação da psicologia no Brasil. O evento foi proposto pelo deputado Pedro Kemp (PT), que é psicólogo por formação. Na solenidade, que tem início às 19h no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis, devem ser homenageados 60 profissionais.
“Como psicólogo, tenho muito orgulho e defendo o acesso aos serviços da psicologia não apenas para uma parcela da população, mas para todas as pessoas”, afirmou o deputado Pedro Kemp. “É muito importante que todos e todas do nosso País possam encontrar apoio emocional e construam suas trajetórias calcadas no autoconhecimento e na capacidade de compreensão e resiliência diante dos percalços da vida”, completou.
O parlamentar reforça a importância da expansão do atendimento em uma sociedade marcada por violências e série de problemas emocionais. “Os CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) precisam estar em todas as comunidades. Problemas como preconceitos, ódio, suicídios, machismo, violência, dependência de álcool e drogas, depressão, conflitos que atingem todas as camadas da população precisam do trabalho dos profissionais da psicologia para que a prevenção e a redução ocorram de maneira efetiva”, comentou o parlamentar.
A profissão de psicólogo foi regulamentada pela Lei Federal 4.119/1962. A sessão solene, ao celebrar os 60 anos da regulamentação, busca demonstrar a valorização dos profissionais de psicologia. “Confio e apoio a efetivação e a valorização dos psicólogos e psicólogas, pessoas fundamentais para a Saúde pública e o bem-estar da população", finaliza Pedro Kemp.
Os homenageados são de Campo Grande e do interior do Estado. São pessoas que contribuíram e contribuem, em suas atividades, na história da formação e consolidação da psicologia em Mato Grosso do Sul. A sessão solene terá transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Casa de Leis.
Osvaldo Júnior
|