www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
27/11/2022 - 07:24
Literatura de Cordel da Apostila Aprende Brasil é tema de apresentações culturais na Escola Fábio
Foto: Divulgação
Na última quinta-feira (24), o prefeito Cleverson Alves dos Santos, além de quatro imortais da Academia de Letras de Costa Rica, prestigiaram o encerramento dos trabalhos do 4º bimestre dos alunos das turmas do 4º ano ‘A’, ‘B’ e ‘C’, períodos matutino e vespertino, da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa, abordando o gênero literário de Cordel com base na Apostila Aprende Brasil.
 
O prefeito municipal, Cleverson Alves fez um breve relato da origem e da importância da literatura de cordel, originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada. Sua existência fortalece o folclore e o imaginário regional, além de incentivar a leitura, destacou.
 
O gestor disse ainda, que quando criança memorizou um cordel e recitou ao público um pequeno trecho da estória sobre Lampião. ‘Quem no céu faz a defesa de Lampião?’, sendo aplaudido no Auditório Multiuso da unidade escolar.
 
Os outros representantes da Academia de Letras de Costa Rica, a presidente Ruth Gonçalves Oliveira, a professora Mirian Aun Pincelli Carrijo, o ator Otmair José Inácio e a diretora de cultura, Jacy de Pina Bulhões Rodi, trataram sobre abrir portas para valorizar a cultura local, oferecendo apoio e incentivo nas artes da música, literatura, entre outras.
 
Na oportunidade, os imortais foram unanimes ao afirmarem que a cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
 
A sequência das apresentações foi com declamação de poema ‘esse é meu Nordeste’, ‘repente do Sebastião’, ‘cordel de Natal’, ‘meu Mundo’; teatro ‘Alto da Compadecida’ e ‘Nado Sincronizado’.
 
A diretora da unidade escolar, professora Elisângela Almeida Carneiro agradeceu a presença do prefeito e dos demais acadêmicos de letra por compartilhar suas experiências e contribuírem para o conhecimento e valorização dos trabalhos da classe estudantil.
 
Literatura de Cordel 
 
A Literatura de Cordel é um gênero literário popular, escrito frequentemente de forma rimada, originada de relatos orais e depois impressos em folhetos. A literatura de cordel se popularizou no Brasil nas regiões Norte e Nordeste, sendo hoje difundida em todo o território nacional. Com publicações brochuras impressas. O termo ‘Cordel’ vem do fato de serem apresentadas penduradas em cordas ou cordéis.
 
No geral, o cordel é escrito em métrica com rimas que fazem a musicalidade dos versos. Torna-se uma forma de resistência para o folclore da região de onde surge, já que o gênero cordel trata dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais.
 
Além de gênero literário, o Cordel era veículo de comunicação e ofício, garantindo a fonte de renda de muitos cordelistas. Popularizou no século XIX, tornando-se uma forma de expressão da cultura brasileira, africana, indígena, europeia e árabe, entoando as tradições orais, a prosa e a poesia.
 
Fonte:Assessoria de Comunicação - PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS